TC Mover
Mover

Agências da Previdência Social abrem na próxima segunda-feira

Postado por: TC Mover em 11/09/2020 às 13:48

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As agências da Previdência Social vão abrir a partir de segunda-feira, 14. O retorno do atendimento presencial será gradual em todo o país. Assim, as assistências remotas continuam funcionando mesmo após a abertura das agências.

Para evitar aglomerações, o atendimento presencial das agências do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, será feito exclusivamente por agendamento. Para isso, é necessário acessar o site Meu INSS, o aplicativo ou ligar no 135. O aplicativo Meu INSS pode ser baixado pelo Play Store ou na Apple Store.

Atrasos

Desde julho, o INSS está adotando medidas para diminuir os atrasos dos pedidos de benefícios, como a modificação do regulamento da Previdência. Ao fazer o pedido, o segurado precisa entregar documentos, nomeados exigências, para análise.

O INSS é quem solicita as exigências e a partir da data de entrega dos documentos o dinheiro retroativo começa a ser contado. No entanto, a instituição pode demorar a solicitar as documentações, o que pode reduzir os atrasados, valores entre a data do pedido e o primeiro pagamento feito pelo INSS.

No começo de agosto, o INSS somava cerca de 1,3 milhão de pedidos de aposentadoria e benefícios atrasados em relação ao prazo para resposta, que é de 45 dias. Para tentar acelerar os processos, o governo passou a oferecer incentivos aos funcionários, e quem alcançar a meta de cem processos por mês não terá presença controlada. Os servidores que ultrapassarem a meta recebem também bonificação.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis