Dow Jones

O que é o Dow Jones

Criado em 1986 por editores jornal financeiro The Wall Street Journal, o Dow Jones é um dos mais importantes indicadores de ação norte-americano. O DJI, como também é conhecido, é composto por ações de grandes empresas americanas, líderes em seus segmentos. No início, ele reunia apenas negócios do ramo industrial, mas, com o passar do tempo, passou a incluir empresas do segmento de serviços, como tecnologia.

Mesmo quem não tem conhecimentos aprofundados sobre o mercado financeiro já ouviu falar desse DJI, tamanha é a importância dele para o mercado. Dada sua tradição, ele é muito utilizado como parâmetro de análise de desempenho de investimentos ao longo anos. Por outro lado, muitos criticam o fato de sua composição ter apenas 30 ações, quando a bolsa de valores dos Estados Unidos possui milhares de companhias ativas.

Como identificar 

Como já dissemos, as empresas que compõem o Dow Jones são normalmente as líderes de seu mercado, as famosas blue chips. Mas de que forma essas empresas são selecionadas? Bom, diferente do que ocorre no SP&500, um outro índice norte-americano muito reconhecido, o DJI não utiliza uma metodologia específica de seleção de ativos, sendo eles eleitos por decisão dos editores do The Wall Street Journal. O critério em comum que percebeu-se ao longo do tempo foi o de escolha de empresas classificadas como blue chips.

Essas são algumas das gigantes do mercado que estão incluídas na carteira teórica do índice atualmente:

  • Boeing
  • Microsoft
  • Apple
  • Pfizer
  • JPMorgan
  • Walt Disney
  • Apple
  • Nike
  • Goldman Sachs

A carteira é ajustada de tempos em tempos, de acordo com as mudanças de cenário.

Como funciona o Dow Jones

Os pontos do Dow Jones são calculados com base no preço das 30 ações que fazem parte do índice. Quando foi criado, os pontos eram o resultado de uma simples média aritmética do preço dessas ações. Com o tempo esse cálculo foi se tornando mais complexo para considerar o acontecimento de alguns eventos do mercado financeiro, como as distribuições de dividendos.

Termo relacionado:

Artigos relacionados:

Confira também:

Disclaimer: Este material é produzido e distribuído somente com os propósitos de informar e educar, e representa o estado do mercado na data da publicação, sendo que as informações estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. Este material não constitui declaração de fato ou recomendação de investimento ou para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários. O usuário não deve utilizar as informações disponibilizadas como substitutas de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar decisões de investimento ou negócio. Essas informações não devem ser interpretadas como análise ou recomendação de investimentos e não há garantia de que o conteúdo apresentado será uma estratégia efetiva para os seus investimentos e, tampouco, que as informações poderão ser aplicadas em quaisquer condições de mercados. Investidores não devem substituir esses materiais por serviços de aconselhamento, acompanhamento ou recomendação de profissionais certificados e habilitados para tal função. Antes de investir, por favor considere cuidadosamente a sua tolerância ou a sua habilidade para riscos. A administradora não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação disponibilizada neste espaço. Administradora: TradersNews Informação & Educação Ltda. Todos os direitos reservados.

TradersClub

O app essencial para investidores do mercado financeiro brasileiro.

Uma comunidade com milhares de investidores, ferramentas e serviços que vão ajudar você a investir melhor!

TradersClub