TC Mover
Mover

Versa vê Vale muito descontada, se multa esperada não subir

Postado por: TC Mover em 01/03/2019 às 14:36

Caso confirmada a informação de que a Vale será multada no equivalente de 20% da sua receita do ano passado pela tragédia de Brumadinho, e se esta não aumentar, o Fundo Versa acredita que o papel da mineradora – que negocia atualmente 65% abaixo do seu múltiplo histórico – poderia se recuperar. O fundo mantém posição comprada no papel.

 

De acordo com uma notícia veiculada hoje pela Bloomberg, a Vale pode receber uma multa equivalente a 20% de sua receita em 2018, perto de R$27 bilhões, caso seja confirmada a culpa no inquérito que apura se houve ação da empresa para dificultar a fiscalização de barragens a montante.

 

“Não conseguimos prever se novas punições surgirão para a Vale, mas com a informação que existe hoje, acreditamos que as ações estão com desconto excessivo frente ao histórico e ao potencial de geração de caixa da companhia”, diz o analista do Versa, Paulo Valaci, no blog do fundo.

 

O montante da multa seria equivalente a 10% do valor de mercado da companhia na bolsa. Se as punições financeiras pararem por aí, perto dos R$27 bilhões, haveria espaço para recuperação das ações da Vale, citando a forte queda do papel desde a tragédia, em 25 de janeiro, e a potencial perda de volume da Vale que elevou o preço do minério de ferro mundo afora.

 

Entre gestores, o sentimento é que as crescentes incertezas associadas ao impacto do desastre social e ambiental na mina de Brumadinho podem fazer as ações e os títulos de dívida da mineradora sofrer – refletindo os temores sobre a exposição significativa a litígios e passivos financeiros que podem durar por anos.

 

(Foto: Mina da Vale – InfoMoney)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis