TC Mover
Mover

Vale antecipa indenizações aos moradores em meio a pressão judicial

Postado por: TC Mover em 21/02/2019 às 9:44

Vale assinou um termo de acordo preliminar para acelerar os pagamentos de indenizações emergenciais para os residentes da cidade de Brumadinho até a data do rompimento da barragem na mina Córrego do Feijão, que deixou mais de 300 mortos e desparecidos – em mais uma tentativa para mitigar o impacto legal e reputacional do pior acidente da sua história.

 

O acordo também deve cobrir as comunidades que vivem a até um quilômetro do leito do Rio Paraopeba, desde Brumadinho até a cidade de Pompéu. Adicionalmente, a Vale concordou com o pagamento das multas administrativas estaduais, que totalizam, aproximadamente, R$99 milhões.

 

No acordo, a Vale oferece um adiantamento da indenização por meio de pagamentos mensais equivalentes a um salário mínimo por adulto, 50% de um salário mínimo por adolescente e 25% de um salário mínimo para crianças, a partir de 25 de janeiro, dia em que aconteceu a tragédia, pelo prazo de um ano. Os atingidos poderão negociar suas indenizações individuais por meio de uma assessoria exclusiva para o assunto, disse a Vale em comunicado.

 

(Foto: Brumadinho/Veja)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis