TC Mover
Mover

Rebaixamento da Vale tem impacto limitado nos bonds

Postado por: TC Mover em 28/02/2019 às 9:24

As crescentes incertezas associadas ao impacto do desastre social e ambiental na mina de Brumadinho levaram a agência de classificação de risco Moody’s a rebaixar a nota de crédito da Vale para grau especulativo, levando os preços das ações e dos títulos de dívida da mineradora a despencar em meio a temores sobre a exposição significativa a litígios e passivos financeiros que podem durar por anos.

 

Mesmo assim, para traders como Christian Laubenheimer, da Platinum Investimentos, a imprevisibilidade de multas e problemas legais refletem mais questões de curto prazo e não estruturais. O preço dos títulos de dívida da mineradora resistiram bem à notícia.

 

Para o gestor e contribuidor TC, Gabriel Rech, a posição de caixa de Vale é boa, pelo que o impacto do rebaixamento tende a ser neutralizado: a companhia não tem que captar a uma taxa de juros mais alta. Para ele, a “notícia é marginalmente negativa para as ações” e pode forçar muitos fundos que estão proibidos de deter títulos em grau especulativo a vender suas posições em bonds da Vale. Da mesma maneira, uma decisão de outra agência de classificação de risco na mesma direção pode reforçar uma saída maior dos fundos do nome – coisa de US$3 bilhões a US$5 bilhões, no máximo, disse um gestor de renda fixa internacional.

 

Em nota, os analistas da Moody’s liderados por Barbara Mattos disseram que “embora a posição financeira robusta da Vale ofereça uma boa proteção contra os possíveis impactos financeiros, o acidente suscita preocupações de uma perspectiva social, ambiental e de governança corporativa, em particular considerando que ocorreu pouco mais de três anos após o colapso da barragem de rejeitos da Samarco.” A queda de uma barragem da Samarco, onde a Vale tem uma fatia de 50%, em 2015, gerou o pior desastre ecológico na história do país.

 

A perspectiva da nota de crédito foi reduzida para “negativa”, o que quer dizer que a Moody’s pode rebaixar de novo a Vale se achar que o perfil de liquidez e solvência da mineradora estão mais vulneráveis.

 

(Foto: Mina da Vale – Divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis