TC News
News

Qualicorp dispara após entrada da Rede D’Or alimentar expectativa de OPA

Postado por: TC News em 09/08/2019 às 12:10

As ações ON da Qualicorp registravam a maior alta da sua história nesta sexta-feira, após o presidente e maior acionista da companhia anunciar a venda de 10% da operadora de planos para a rede de hospitais Rede D’Or – movimento que deve acelerar os processos de fusões e aquisições num setor em busca de maior consolidação.

 

O papel ON da companhia subia 29% por volta das 10h30, cotado a R$28,46, após longo leilão. Ontem, a Qualicorp divulgou que o fundador e atual presidente da companhia, José Seripieri Filho, tinha vendido parte da sua participação para a Rede D’Or, o maior grupo hospitalar do país. Ele deve ficar com uma fatia de 9,9% e deve deixar o comando da empresa e sua vaga de conselheiro assim que a transação for concluída.

 

A venda da participação não muda o acordo de não competição existente entre Seripieri e a Qualicorp, que determina que o empresário não poderá ter negócios concorrentes por seis anos. Quando o acordo foi divulgado e contestado por acionistas minoritários de peso, entre eles a XP Asset, as ações de Qualicorp desabaram. Desde setembro até ontem, elas acumulam valorização de quase 90%, em decorrência das melhoras feitas ao acordo entre Seripieri e a companhia, ajustes operacionais e maior governança.

 

Estrategicamente falando, a transação deve ter implicações profundas na companhia e no setor de saúde a médio e longo prazo, disseram analistas a gestores. Rede D’Or é um dos principais parceiros da Qualicorp, que tem tido muitos problemas para fazer crescer sua base de afinidade, particularmente em um cenário de inflação médica alta e no qual a Rede D’Or é líder absoluta. A criação de produtos mais acessíveis poderia ajudar a melhorar o cenário de crescimento da Qualicorp, na opinião do BTG Pactual e do Itaú BBA, sugerindo que o negócio pode desencadear iniciativas nesse sentido, dada a vasta rede hospitalar da D’Or. “Acreditamos que esse tipo de movimento pode indicar uma adaptação mais rápida a este cenário de mudança na indústria,” disse Thiago Macruz, analista do Itaú BBA.

 

Recentemente, analistas do Bradesco BBI ressaltaram a onda de aquisições no setor – financiada por uma série de ofertas de dívida e ações que encheram os cofres das rivais Hapvida e NotreDame Intermédica. Entre os alvos estão a Clinipam, com forte presença no Sul, assim como laboratórios e planos de saúde menores. Notredame subia 0,62% e Hapvida caía 0,65% hoje.

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis