TC Mover
Mover

Previ deve buscar três assentos no conselho da Vale, dizem fontes

Postado por: TC Mover em 30/04/2019 às 14:58

A Previ, maior acionista da Vale, deve tentar assegurar três das 12 vagas no conselho da mineradora, em meio a esforços dos acionistas minoritários para ganhar mais espaço no processo decisório e estratégico da empresa.

 

Os acionistas da companhia se reúnem hoje, em assembleia, para eleger os novos membros do Conselho de Administração. Uma fonte disse que Patricia Bentes, experiente executiva do mercado de capitais, deve ganhar uma das vagas destinadas aos independentes. Já a Previ deve eleger José Maurício Coelho, presidente da fundação, e Márcio Hamilton Ferreira, para as vagas em disputa. O diretor de seguridade da Previ, Marcel Juviniano, deve ser reconduzido para o assento que detém no colegiado da mineradora, disseram fontes à TC News.

 

A decisão de hoje é fundamental para o futuro da empresa, que nos últimos meses encara fortes questionamentos quanto à governança após o acidente na mina de Brumadinho que deixou mais de 300 mortos e desaparecidos. Com mais de R$17 bilhões bloqueados na Justiça e uma lista de processos por conta do acidente, os acionistas minoritários demandam que a maior parte do conselho tenha membros com experiência em mineração. Segundo fontes, o objetivo da mudança é o de aumentar a diversidade de perfis, com o número de conselheiros com conhecimento prático em mineração passando de três para quatro.

 

Ontem Eduardo Bartolomeo foi efetivado como diretor-presidente da empresa. O conselho tem como função apoiar Bartolomeo e sua equipe, fiscalizar o trabalho deles e desenhar a estratégia de longo prazo da companhia.

 

(Foto: Vale/Div)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis