TC Mover
Mover

Possível venda direta de etanol para postos não deve impactar distribuidoras, diz XP

Postado por: TC Mover em 04/06/2019 às 10:40

A possibilidade de o governo aprovar a venda direta de etanol de produtores para postos de gasolina, a ser definida hoje, não deve impactar significativamente as distribuidoras de combustíveis – Ultrapar, Cosan e BR-, segundo a XP Investimentos, considerando que a medida só abrangeria postos sem contratos com grandes distribuidoras e que a logística enfrentaria desafios, já que usinas e postos têm limitações nesse quesito.

 

 

Conforme divulgou o jornal O Globo, o Conselho Nacional de Política Energética se reunirá nesta terça-feira para avaliar a possibilidade de venda direta, medida que faz parte de um plano mais amplo para aumentar a concorrência no setor e reduzir preços a consumidores.

 

“Em primeiro lugar, a medida só tem efeitos práticos para postos bandeira branca, sem contratos com as grandes distribuidoras. Em segundo lugar, a execução logística da medida não necessariamente implicará maiores eficiências na cadeia de combustíveis, haja visto que postos ou usinas de açúcar e etanol teriam menos escala do que as distribuidoras, além de não dispor da vantagem de entregas em caminhões compartidos”, dizem analistas da XP em relatório.

 

Segundo os analistas, a medida pode, ainda, prejudicar a imperfeita arrecadação de impostos no setor de combustíveis.

 

Às 10h35 os papéis ON da BR Distribuidora e da Cosan recuavam 1,75% e 0,11% na B3, respectivamente, enquanto as ações ON da Ultrapar avançavam 0,54%.

 

(Foto: BR Distribuidora/ Divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis