TC Mover
Mover

Petrobras sobe após Guedes falar que cessão onerosa é iminente

Postado por: TC Mover em 25/03/2019 às 15:31

A União e a Petrobras estão na fase final das conversas de renegociação do contrato de cessão onerosa, e um desfecho do assunto deve ser anunciado em poucos dias, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, turbinando uma alta na ação PN da estatal.

 

Ainda não há informação oficial sobre o valor a ser recebido pela Petrobras, mas na semana passada, o líder do governo do Senado, Fernando Bezerra Coelho, afirmou a jornalistas que os dois lados estavam se aproximando de um valor de cerca de US$9 bilhões.

 

Com a notícia, as ações PN da Petrobras viraram e passaram a subir. Elas chegaram avançar até 2,04%, a R$27,55, por volta das 15h20. O ministro também disse que Estados e municípios devem receber recursos da cessão ao longo do tempo.

 

A cessão onerosa foi assinada entre a União e a estatal em 2010, no processo de capitalização da companhia, e deu a ela o direito de explorar 5 bilhões de barris sem licitação em seis áreas do Pré Sal na Bacia de Santos. O contrato prevê a reavaliação das áreas, declaradas comerciais entre 2013 e 2014. Como o preço do petróleo caiu muito entre a assinatura da cessão e o contrato, a Petrobras teria recursos a receber do governo.

 

(Foto: navio da Petrobras/Divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis