TC Mover
Mover

Petrobras e União chegam a acordo sobre cessão onerosa, diz Valor

Postado por: TC Mover em 02/04/2019 às 17:24

A Petrobras e a União chegaram a um acordo a respeito da cessão onerosa, o que deve render à estatal cerca de US$10 bilhões de indenização, sem contar o que pode vir do leilão de sobras da área, segundo apurou o Valor Pro nesta terça-feira.

 

Os termos do acordo serão enviados para apreciação do Tribunal de Contas da União, e também haverá outras etapas, como o aval do conselho de administração da Petrobras, disse o jornal, que citou fontes com conhecimento do assunto.

 

A cessão onerosa foi assinada entre a União e a estatal em 2010, no processo de capitalização da companhia, e deu a ela o direito de explorar 5 bilhões de barris sem licitação em seis áreas do Pré Sal na Bacia de Santos. O contrato prevê a reavaliação das áreas, declaradas comerciais entre 2013 e 2014. Como o preço do petróleo caiu muito entre a assinatura da cessão e o contrato, a Petrobras teria recursos a receber do governo.

 

Com a notícia a respeito da cessão e outro, sobre a venda da TAG – cujo leilão recebeu três propostas – a ação Petrobras ON fechou em alta preliminar de 1,04% a R$28,29.

 

(Foto: Navio da Petrobras/Divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis