TC Mover
Mover

Nova fase da Lava Jato atinge Banco Paulista; três executivos são presos

Postado por: TC Mover em 08/05/2019 às 9:21

A fase da Operação Lava Jato deflagrada hoje em três estados brasileiros investiga um esquema de lavagem de dinheiro praticado por executivos do Banco Paulista, sendo uma das primeiras em que o foco dos investigadores é a atuação de uma instituição financeira no maior escândalo de corrupção da história do Brasil.

 

Foram expedidos três mandados de prisão preventiva, sem prazo, contra Gerson Luiz Mendes de Brito, diretor-geral do Banco Paulista na época dos fatos, Tarcísio Rodrigues Joaquim, diretor da área de câmbio, e Paulo Cesar Haenel Pereira Barreto, funcionário da mesa de câmbio. Eles ainda atuam na instituição. O juiz federal Luiz Antônio Bonat e os investigadores da Lava Jato argumentam que os executivos supostamente atuaram em operações de lavagem de dinheiro junto com a Odebrecht entre 2009 e 2015.

 

Segundo a investigação, a empreiteira teria repassado ao menos R$ 48 milhões no exterior a seis executivos do seu setor de propinas, usando o Banco Paulista como intermediário no Brasil.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis