TC News
News

Incerteza sobre vírus na China aumenta e bolsas caem; IPCA-15, balanços nos EUA e BCE são destaques

Postado por: TC Mover em 23/01/2020 às 9:22

A Organização Mundial da Saúde disse ontem no Twitter que ainda tem dúvidas em como lidar com a epidemia respiratória aparentemente proveniente da China, criando mais incerteza quanto à extensão e a periculosidade da doença, assim como o risco de se tornar um problema pandêmico. As bolsas europeias recuam, seguindo o tombo nos mercados acionários asiáticos – cada vez mais receoso com a capacidade do governo e organizações multilaterais de conterem a epidemia do chamado coronavírus. Da mesma forma, os futuros dos índices acionários americanos apontam para abertura em leve queda, com gestores citando a situação como mais um empecilho ao crescimento global Na expectativa sobre o desenrolar da segunda reunião de política monetária do Banco Central Europeu sob o comando de Christine Lagarde, os rendimentos dos títulos soberanos de países europeus desabam. No plano local, os destaques correm por conta da divulgação da arrecadação federal de impostos de dezembro e da prévia da inflação oficial de meados de janeiro, o IPCA-15, que deve mostrar uma desaceleração na base mensal e estabilidade na base anual.

 

De fato, a China sai de férias por uma longa semana em meio a uma grande incerteza. Por um lado, não se sabe o que vai acontecer com a negociação comercial com os Estados Unidos, que deve ser deixada de lado para lidar com uma situação desconhecida – uma doença misteriosa, surgida num mercado de frutos de mar de uma cidade de trânsito no centro do país. “A decisão sobre declarar ou não uma emergência de saúde pública global é uma que levo muito a sério e que só posso tomar com a devida consideração de todas as evidências”, disse o chefe da OMS, Tedros Ghebreyesus. A nova cepa de vírus respiratório, que pelo momento está sendo chamada de coronavírus, já matou 17 pessoas e infectou quase 600 outras . Entre os cientistas, está sendo conhecido como “2019-nCoV”; eles acham que o coronavírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa. A doença mortal foi identificada pela primeira vez em 31 de dezembro, na cidade chinesa de Wuhan, na província central de Hubei, de onde se espalhou para para Pequim e Xangai.

 

O Banco do Brasil procura um sócio estrangeiro, com pelo menos R$400 bilhões sobre gestão, para participar do processo de privatização da BBDTVM, sua gestora de fundos de investimento. Segundo o Valor Econômico, há 51 candidatos para a vaga e a tendência é que o BB entregue mais de 50% da participação ao novo parceiro. O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, descartou que a companhia teria interesse em participar da capitalização da Petrobras. A empresa possui 50% na Neoenergia, mas, em entrevista ao Valor, Galán afirmou que a Iberdrola “não é uma companhia de investimento, e sim operacional”. Paulo Guedes teria escutado de Nando Cesarone, presidente mundial da UPS, que a multinacional de logística estaria interessada na aquisição dos Correios, segundo fontes ouvidas pelo Valor. O ministro teria ainda afirmado que a venda da estatal acontecerá, no mais tardar, até 2021.

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis