TC Mover
Mover

GPA mostra alta de 9,5% na receita do terceiro trimestre, segmento é liderado pelo Assai

Postado por: TC Mover em 16/10/2019 às 12:48

A GPA, segunda maior supermercadista do Brasil, registrou alta de 9,5% nas vendas totais do terceiro trimestre. Segundo a companhia, a receita total atingiu R$14,57 bilhões no período julho-setembro. 

 

Apesar da queda de 2,4 pontos percentuais na inflação de alimentos em relação ao final do primeiro semestre, os números da companhia não vieram sozinhos. Todo o setor de varejo parece estar se recuperando. Geralmente, apesar de ser boa para o consumidor, uma desinflação de alimentos tende a pressionar as margens das varejistas, reduzindo a sua capacidade de faturar com a venda de alimentos. 

 

A divisão de atacarejo Assai também mostrou uma evolução. Os números saltaram 18,9% na receita bruta, que foi a R$7,59 bilhões, refletindo a abertura de 19 lojas nos últimos 12 meses e a continuidade do ganho de fluxo de clientes. 

 

Já no segmento multivarejo, que inclui a bandeira Pão de Açúcar, as 28 lojas revitalizadas apresentaram alta de 12% na receita e já representam aproximadamente 25% das vendas da bandeira. O segmento multivarejo mostrou crescimento na receita bruta de 0,8% na base anual. Já no e-commerce alimentar, houve uma expansão acima de 30%, resultado principalmente do avanço do modelo de entrega Express e Clique & Retire.

 

A GPA divulga resultados trimestrais nas próximas semanas, e analistas esperam resultados neutros, ou com crescimento e oscilações baixas, no trimestre findo em 30 de setembro. Na divisão multivarejo, as vendas continuam pressionadas devido a uma economia mais lenta do que o esperado quando foram anunciadas as diretrizes para o ano. “Esse cenário gerou uma maior necessidade de promoções e, assim, reduziu as margens”, disseram analistas da BB Investimentos em relatório nesta semana. 

 

Eventos do ano passado, como a Copa do Mundo e a greve de caminhoneiros, que impactaram os resultados do segundo trimestre na base anual, devem permitir um crescimento pequeno nas marcas do segmento multivarejo. A ação PN da GPA sobe 1,7% no ano, abaixo do desempenho da maior rival, Carrefour Brasil, cujo papel sobe 8,4% no período.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis