TC Mover
Mover

Gol, Smiles recuam após fracasso das conversas para reestruturação societária

Postado por: TC Mover em 19/06/2019 às 11:28

Os papéis da Gol e da Smiles caíam nesta quarta-feira, após a Gol anunciar que o acordo de incorporação da Smiles, parte do plano de reestruturação societária da maior aérea listada do país, foi encerrado.

 

Após cinco meses de negociações, as duas companhias não atingiram um acordo, que previa a incorporação da Smiles pela Gol via uma troca de ações preferenciais da aérea para os acionistas da Smiles. Analistas e gestores por meses alertaram que a troca era negativa para os acionistas minoritários da Smiles, que receberiam papéis de uma companhia que faz menor distribuição de dividendos e com um risco de negócio maior.

 

Às 11h20, as ações preferenciais da Gol caíam 1,5%, a R$31,50. No entanto, a Smiles ON despencava 7,9% a R$42,40, após a Gol reiterar o fim do contrato operacional e de prestação de serviços entre as duas companhias, que expira em 2032. A Gol disse que manterá o guidance operacional e financeiro inalterado, apesar do fim das conversas.

 

A movimentação de incorporar a Smiles ocorreu em meio à uma necessidade da Gol de reduzir seu endividamento e aumentar sua geração de caixa para investir na expansão das suas operações. O movimento das aéreas de incorporar suas afiliadas no segmento de fidelidade é global, iniciado pela AirCanada mais de dois anos atrás, e feito no Brasil de forma pioneira pela chilena LATAM Airlines. Esse processo enfrentou forte resistência dos acionistas minoritários da subsidiaria da LATAM, a Multiplus.

 

(Foto: aeronave da Gol/Divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis