TC Mover
Mover

Facebook anuncia criptomoeda de alcance global junto com 27 parceiros

Postado por: TC Mover em 18/06/2019 às 10:16

O Facebook divulgou um plano para uma nova criptomoeda que seja negociada em escala global e, por que não, rivalize com o dólar americano – em uma tentativa de impulsionar as soluções de pagamentos da maior rede social do planeta graças a uma parceria com 27 grandes companhias.

 

A criptomoeda se chamará Libra e terá um sistema seguro de pagamento baseado em blockchain, apoiado por ativos soberanos sólidos, como moedas e títulos de vários governos, e projetado para usuários comuns. A rede social enumerou uma série de grandes parceiros corporativos na empreitada, incluindo Mastercard, PayPal, Uber e Spotify, para criar um ecossistema “seguro, escalável e confiável.”

 

O lançamento da Libra deverá acontecer no próximo ano. O objetivo de ligar seu desempenho a moedas e títulos soberanos de vários países é para evitar flutuações súbitas no preço da criptomoeda – como acontece com o Bitcoin e com outras moedas digitais. Em termos estratégicos para o Facebook, Libra não é mais que uma nova ferramenta para que os usuários da rede social enviem e recebam dinheiro através da plataforma de mensagens instantâneas do aplicativo.

 

O lançamento acontece no momento em que a companhia é alvo de investigações e inquéritos pelo suposto uso indevido de informação de clientes ou de práticas anticompetitivas e em meio a um processo de estabilização do crescimento da sua base de usuários. De acordo com analistas, uma operação de pagamentos que use sua própria moeda pode ajudar a monetizar o serviço de mensagens instantâneas do aplicativo, alavancar as receitas de publicidade e criar outras fontes de receita.

 

No entanto, tentativas anteriores do Facebook de criar plataformas de pagamento próprias não deram muito certo. Além disso, a entrada no mercado de criptomoedas acontece de forma tardia: tentativas de fazer criptomoedas como Libras, conhecidas em inglês como stablecoins, utilizáveis para o comércio, nunca vingaram. A criação de uma criptomoeda como a Libra também vai requerer a aprovação de reguladores nos Estados Unidos.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis