TC Mover
Mover

Esquema de pirâmide envolvendo agente autônomo termina em tragédia

Postado por: TC Mover em 11/03/2019 às 9:50

No sábado, uma mensagem anônima no WhastApp recebida por dezenas de investidores relatou um suposto esquema de pirâmide financeira que causou prejuízos acima dos R$20 milhões para investidores, envolvendo o BankRio, um dos maiores escritórios de agentes autônomos da rede da XP Investimentos.

 

A lisura dos negócios do segmento de agentes autônomos é fundamental para as estratégias da XP e da rival BTG Pactual, que escolheram o sistema como uma forma de acelerar seu crescimento na administração de recursos de investidores pessoa física. “De qualquer forma, por mais que legalmente não tenhamos responsabilidade pelos atos causados, somos grande mantenedora da indústria independente de investimentos e todos os clientes que sofreram perdas estão sendo ressarcidos”, disse a XP em comunicado enviado a clientes no fim de semana.

 

Apesar da mensagem anônima sugerir algum tipo de omissão por parte da XP, esta disse que as transações fraudulentas foram realizadas fora do ambiente da corretora e também da estrutura da BankRio. Para proteger sua reputação e a da indústria dos agentes autônomos, a XP decidiu ressarcir os clientes.

 

O esquema também resultou em tragédia: o agente em questão, André Luiz da Motta e Albuquerque, quem é suspeito de captar recursos de investidores da BankRio com a promessa de ganhos turbinados em operações seletas para um grupo pequeno de pessoas, se jogou do terraço de um hotel carioca em 28 de fevereiro. No esquema, ele deixou prejuízos para investidores, que mandaram seus recursos para uma conta dele, em vez de remetê-los para a própria XP. O problema foi detectado a partir de uma queixa de um cliente da BankRio, pouco antes do feriado de Carnaval.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis