TC Mover
Mover

Ray Dalio alerta sobre ‘revolução’ nos EUA se desigualdade não for atacada

Postado por: TC Mover em 05/04/2019 às 9:28

Por: Guillermo Parra-Bernal, editor TC News

 

As assimetrias inerentes ao sistema capitalista nos EUA estão criando uma desigualdade tão gritante entre ricos e pobres que, em algum futuro não muito distante, o único recurso sensato para as massas será uma revolução, disse o sócio fundador do maior hedge fund do mundo, em um comentário pouco comum entre membros da sua casta.

 

Em um comentário publicado no LinkedIn, Ray Dalio, que fundou a Bridgewater Associates, o maior da sua classe no mundo, com mais de US$160 bilhões em ativos sob administração, explica o impacto das “ameaças existenciais” que se apresentam à sociedade americana – uma economia mais fraca, a perda de competitividade em relação a outros países e o “alto risco de um conflito interno”.

 

Os comentários apontam para a crescente preocupação entre financistas e banqueiros sobre o papel dos bancos centrais, que parecem estar sem munição para empreender mais programas de estímulo à economia e à criação de empregos, e dos Congressos, que não conseguem reduzir a pesada carga da dívida nacional e implementar reformas que deem um fôlego à economia.

 

Dalio aponta para estatísticas mostrando que 60% das pessoas que têm os níveis de renda mais baixos nos Estados Unidos continuam perdendo terreno perante os primeiros 40%. A qualidade da saúde entre os pobres americanos está caindo, e aqueles que ganham menos provavelmente morrerão 10 anos mais cedo do que os que ganham mais.

 

“A disparidade de riqueza, especialmente quando acompanhada de disparidade de valores, leva a um conflito crescente e, no governo, se manifesta na forma de populismo de esquerda e populismo de direita, e muitas vezes em revoluções de um tipo ou de outro”, escreveu.

 

(Foto: Ray Dalio/Getty Images)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis