TC Mover
Mover

China reclama de possível extradição de executiva da Huawei aos EUA

Postado por: TC Mover em 22/01/2019 às 8:10

O governo da China disse na terça-feira que os Estados Unidos e o Canadá fizeram uso abusivo de seu acordo de extradição no caso da executiva da Huawei, Sabrina Meng, após o embaixador do Canadá nos EUA ter dito que iria prosseguir com o processo. O impasse pode emperrar uma solução mais rápida ao conflito comercial entre as economias americana e chinesa.

 

Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China disse hoje em comunicado que a China pediu para que Meng seja libertada. Os EUA prosseguirão com a extradição de Meng, filha do fundador da Huawei, Ren Zhengfei.

 

O incidente já se estende por quase dois meses e ameaça atrasar uma solução ao problema comercial entre os EUA e a China, que envolve alegações de que a China usa companhias como a Huawei para espionar outros países e forçar transferências de tecnologia.

 

Os mercados asiáticos fecharam em queda, contagiando as bolsas europeias e os futuros dos índices acionários americanos, em parte por conta da notícia de Meng. Em um comunicado à CNBC, a Huawei, uma das maiores empresas de  tecnologia das telecomunicações do mundo, disse que tem “toda a confiança de que os sistemas legais do Canadá e dos EUA chegarão a uma conclusão justa”.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis