TC Mover
Mover

BTG Pactual prevê alta de 11% no lucro de varejistas, cias de consumo

Postado por: TC Mover em 30/01/2019 às 13:51

A receita e lucro das varejistas e companhias de consumo brasileiras devem ter alta de dois dígitos no quarto trimestre na base anual, refletindo a melhora na confiança do consumidor, a queda do desemprego, o impacto do Black Friday e o Natal e os esforços de digitalização no setor, disseram analistas do BTG Pactual nesta quarta-feira.

 

Para a equipe de analistas do banco, o lucro líquido deve ter subido na média 11% no trimestre anterior. Já a receita deve ter aumentado 12%, enquanto as vendas mesmas-lojas podem ter avançado 6,3% no quarto trimestre. A confiança do consumidor atingiu em dezembro seu maior nível desde abril de 2014, enquanto as vendas na Black Friday cresceram 26% e, as do Natal, 5,5%.

 

Entre os destaques positivos estão Lojas Renner, Burger King, GPA, Magazine Luiza e B2W. Para a Renner, que é a ação preferida entre varejistas não alimentares do banco, são esperadas expansão de 16% interanual nas vendas totais e margem EBITIDA de 25,6%, com novos projetos e ganhos de eficiência.

 

Do lado negativo estão RD, Hypera, Technos e Marisa – todas com desafios imensos nas vendas, margens e concorrência, disseram.

 

O relatório destaca que depois de uma montanha russa até o terceiro trimestre do ano passado, provocada por eventos como greve dos caminhoneiros e eleições, os resultados melhores dos últimos três meses de 2018 apontam para boas perspectivas em 2019. No entanto, os analistas enfatizam que a consolidação de um bom cenário macroeconômico depende de o governo conseguir aprovar as reformas relacionadas ao ajuste fiscal.

 

Em 2018, o lucro líquido combinado das companhias que o BTG Pactual acompanha ultrapassaram pela primeira vez o nível de 2014, em termos nominais, o que demonstra que há muita demanda reprimida a ser absorvida nos próximos anos.

 

O ICON, índice de consumo da B3, operava em alta de 0,75% às 11h, puxado principalmente por Ambev, JBS e Lojas Renner.

 

(Foto: Loja da Renner – Divulgação)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis