TC Mover
Mover

Bancos estão autorizados a conceder empréstimos para sócios, quebrando longo tabu

Postado por: TC Mover em 24/01/2019 às 6:50

Os bancos brasileiros passaram a ter autorização para conceder empréstimos e outros tipos de garantia financeira a empresas do próprio grupo controlado, em mais uma medida que simplifica o mercado de crédito e aproxima o país de práticas internacionalmente aceitas.

 

A decisão, destacada hoje pelo jornal Valor Econômico, foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional em outubro de 2018, mas só implementada este ano. Ela dá liberdade para as instituições financeiras apoiarem outras companhias que façam parte da mesma administração.

 

Agora os diretores dos bancos poderão ter cheque especial, cartão de crédito e pedir empréstimo da instituição em que trabalham – até ano passado, os controladores e empresas da mesma sociedade também não podiam pegar dinheiro emprestado dos bancos sócios.

 

Segundo o Valor, as regras deixam o Brasil mais próximo ao cenário internacional, em que não há restrições quanto à origem dos empréstimos para companhias de um mesmo grupo. De qualquer maneira, os bancos devem se manter dentro de regras estipuladas pelo Banco Central para não prejudicarem a concorrência – como taxas de juros próximas às praticadas no mercado.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis