TC Mover
Mover

Adeus, A380: mercados comemoram o fim de uma era na Airbus

Postado por: TC Mover em 14/02/2019 às 12:35

Os acionistas da Airbus comemoravam nesta quinta-feira o anuncio da interrupção da produção do maior avião de passageiros do mundo, em meio à uma reviravolta na indústria que sofre com maior concorrência e a demanda entre as companhias aéreas por aviões de menor porte.

 

A empresa europeia deve assumir US$500 milhões em despesas relacionadas à paralisação e está discutindo com seu sindicato como realocar quase 3.500 funcionários afetados pelo fim da produção do A380. A Airbus anunciou hoje cedo a decisão de para a produção do símbolo da empresa, e disse que as entregas serão encerradas em 2021.

 

As ações da Airbus, que negociam com o símbolo AIR na bolsa de Paris, disparavam 4,5%, para 109,08 euros, às 09h50 horário de Brasília. A Airbus tem um valor de mercado de aproximadamente 85 bilhões de euros.

 

O modelo entrou em crise, ou em agonia, após a companhia aérea Emirates decidir cortar um pedido de 39 unidades. A situação mostra os riscos de projetos como o do A380, muito dependentes de um ou dois clientes. Não só a Airbus lutou por anos para consolidar uma carteira de encomendas robusta para o A380, mas o projeto em si representava um impulso colaborativo dentro da União Europeia, especialmente em matéria de tecnologia.

 

(Foto: Airbus A380 – Skift)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis