TC Mover
Mover

Xi vai cooperar para resolver disputa com EUA; haverá mais reuniões

Postado por: TC Mover em 15/02/2019 às 10:29

O presidente da China, Xi Jinping, prometeu cooperar para que as negociações comerciais com os Estados Unidos cheguem a um acordo que seja benéfico para ambas as partes, disse a mídia oficial chinesa nesta sexta-feira, em meio à confirmação de que as discussões vão continuar em Washington na semana que vem. Os mercados viraram e passaram a subir com a notícia.

 

Segundo a Xinhua, agência estatal chinesa, Xi disse durante uma reunião com o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que as negociações em Pequim desta semana mostraram um avanço e que a China está disposta a resolver “por meio de cooperação”. Lighthizer e Mnuchin disseram na reunião que ainda há muito trabalho a ser feito.

 

A leitura das declarações permite entrever que ainda há diferenças grandes em pontos nevrálgicos, possivelmente a questão da propriedade intelectual que os EUA reclamam, assim como de aspectos da abertura chinesa ao investimento estrangeiro. Os dois países concordaram em continuar as negociações em Washington na semana que vem.

 

“Os últimos dois dias em Pequim progrediram, mas não o suficiente para selar um acordo final”, disse o South China Morning Post, um jornal de Hong Kong, citando uma fonte à par das conversas. A fonte disse que uma delegação chinesa deve deixar Pequim em direção a Washington na terça-feira.

 

Os índices futuros das bolsas americanas viraram e passaram a subir após a notícia ser divulgada. O índice de volatilidade VIX, que subia, passou a recuar quase 2%, enquanto o dólar americano arrefeceu sua alta. A notícia não teve impacto significativo sobre o mercado brasileiro, que mostra queda na bolsa e alta nos prazos mais curtos da curva de juros futuros; já o câmbio futuro recuava 0,34% às 10h15.

 

(Foto: Delegações ameriacana e chinesa reunidas em Pequim – Steve Mnuchin/Twitter)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis