TC Mover
Mover

Último pregão do ano dita as perguntas para 2019

Postado por: TC Mover em 28/12/2018 às 8:31

O último pregão do ano começou com humor misto na maioria dos mercados ao redor do mundo, carregando o peso das dúvidas que devem reger ao menos os primeiros meses de 2019: no Brasil, o ajuste fiscal e o novo governo de Jair Bolsonaro, empossado na próxima terça-feira; no exterior, a desaceleração nos Estados Unidos, na Europa e na China, a guerra comercial e o aumento de juros nas principais economias desenvolvidas. O pregão da véspera de Natal, e o seguinte ao feriado, mostram que o investidor ainda não acertou o posicionamento diante de um horizonte nebuloso na economia, geopolítica, políticas locais e nos mercados.

 

Como dissemos ontem, os desafios para 2019 são grandes – petróleo, Brexit, Donald Trump e reforma da Previdência, para citar alguns – e os sinais de desaceleração econômica indicam que o ciclo que ressuscitou os mercados após 2008 está ficando para trás na maioria dos países. Até saber o que essa nova fase trará, o investidor deve pisar com cuidado em novos territórios.

 

Mas, antes do ano acabar, ainda teremos uma agenda cheia nesta sexta-feira. Hoje é dia de Caged e de relatório da dívida pública aqui no Brasil, e de balança comercial e estoques de petróleo nos EUA. Fique atento neste final de semana ao desenrolar da confusão política no governo americano, que continua paralisado sem um acordo sobre a verba para o muro na fronteira com o México, e nas críticas do presidente Trump sobre o Federal Reserve.

 

Caro investidor: a TC News agradece a parceria e confiança durante 2018 e deseja a você um ano novo feliz e de bons investimentos. Até 2019!

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

Mercado hoje, segundo Contribuidores TC

 

O último pregão do ano para a maioria dos mercados globais começa com tom misto, pincelado pela cautela: enquanto os futuros das bolsas americanas apontam para abertura em queda, as bolsas da Europa disparam nesta sexta-feira, se recuperando do tombo do início da semana.

 

Os índices DAX, negociado em Frankfurt, FTSE, de Londres, e CAC, de Paris, subiam todos mais de 1,2%, devolvendo parte das perdas da segunda-feira. Ainda assim, a bolsa alemã se encaminha para fechar o pior ano desde 2008, após perder 22% com ao longo de 2018 com preocupações sobre as trocas comerciais.

 

Na Ásia, o índice Nikkei, do Japão, terminou o ano com variação negativa após o banco central do país divulgar a ata da última reunião de política monetária, que destacou o aumento dos riscos para uma desaceleração da economia global. Na China, o índice composto de Xangai fechou em alta, mas ainda à espera de novas notícias sobre a guerra comercial com os EUA.

 

Principais notícias corporativas

 

Light: Conselho da Light aprova financiamento de R$600 milhões com BNDES.

 

Banco do Brasil: Empresa informou a renúncia de Gueitiro Genso como vice-presidente de distribuição de varejo.

 

Aliansce: Renato Feitosa acumulará cargo de CEO com presidência do conselho até retorno de Rafael Sales.

 

Comgás: Funcionários da Comgás fazem paralisação nesta sexta-feira.

 

Via Varejo: GPA informou que sua participação na companhia caiu para 39,36% do capital social após venda de ações.

 

Eucatex: Companhia diz que dividendos aprovados em abril não serão pagos por enquanto.


Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

08h00 IGP-M (dezembro) – FGV; consenso -1,11%

08h00 Sondagem de Serviços (dezembro) – FGV

08h00 Indicador de incerteza da economia (dezembro) – FGV

09h00 Taxa de desemprego (novembro) – IBGE; consenso 11,50%

10h30 BC: Resultado primário do setor público consolidado (novembro)

10h30 BC: Dívida líquida do setor público (novembro)

 

Indicadores internacionais

11h00 Alemanha: IPC (dezembro); consenso 0,30%

11h30 EUA: Balança comercial de bens (novembro); consenso – US$ 75,50B

11h30 EUA: Estoques no atacado (mensal); consenso 0,90%

12h00 México: Balança comercial (novembro)

12h40 México: Balanço orçamentário

12h45 EUA: PMI de Chicago (dezembro); consenso 62

14h00 EUA: Estoques de petróleo bruto (semanal); consenso -2,869M

16h00 EUA: Contagem de sondas de petróleo – Baker Hughes

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis