TC Mover
Mover

Trump reclama de desvalorização do iuan e quer que ‘jogo seja nivelado’

Postado por: TC Mover em 10/06/2019 às 15:00

O presidente americano, Donald Trump, disse que a China está obtendo vantagem competitiva indevida ao deixar sua moeda desvalorizar para mitigar o impacto das tarifas de exportação aos Estados Unidos e, pela primeira vez, afirmou que o jogo “precisa ser nivelado”.

 

Em entrevista à rede CNBC, Trump disse que a capacidade do governo chinês de usar políticas monetárias e cambiais gera uma vantagem injusta, agravada pelo fato de que o Federal Reserve, o banco central dos EUA, não colabora com uma política monetária mais flexível. O iuan está negociando perto do seu patamar mais fraco no ano em relação ao dólar americano.

 

“Devíamos ter o direito de jogar em condições iguais … porque o Federal Reserve tem sido muito inconveniente”, falou. Os EUA decidiram não classificar a China como um país manipulador de moedas, mas o presidente norte-americano acrescentou que “há quem diga” que a China anulou parte do impacto das sobretaxas deixando sua moeda cair.

 

Exatamente há um mês, os americanos puseram em vigor uma sobretaxa de 25% sobre US$200 bilhões em importações chinesas. Trump já ameaçou várias vezes estendê-las a mais US$325 bilhões em mercadorias do país asiático se for necessário. A China, por sua vez, consegue reduzir o impacto das tarifas com a desvalorização da sua moeda – que deixa seus produtos mais baratos, mantendo assim a competitividade.

 

O iuan está negociando perto dos 7 iuanes por dólar – nível que se tornou uma linha psicológica para os mercados ao redor do mundo. Alguns bancos sustentam que se essa linha for ultrapassada e o iuan se desvalorizar ainda mais, pode haver uma reação negativa nos ativos de risco globalmente.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis