TC Mover
Mover

Tendência é não haver greve dos transportes, diz Arko Advice

Postado por: TC Mover em 25/03/2019 às 10:26

Há risco pequeno de nova greve de caminhoneiros no próximo sábado, disse a consultoria de risco político Arko Advice, mostrando que o governo quer evitar, a todo custo, que uma paralisação aconteça e impacte a economia do jeito que aconteceu em maio do ano passado.

 

A categoria dos transportadores reclama que compromissos assumidos pelo ex-presidente Michel Temer no ano passado, como o respeito ao piso mínimo da tabela de frete e controles ao preço do óleo diesel, não estão sendo cumpridos. Na semana passada, Wallace Landim, presidente das associações Abrava e BrasCoop, que representam a classe de caminhoneiros, teve reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres, para discutir a situação. A expectativa é que o governose manifeste sobre as reivindicações da categoria nos próximos dias.

 

O Ministério de Infraestrutura disse na sexta-feira que esteve reunido com lideranças do setor e ouviu as demandas. O governo confirmou que tratou do piso mínimo, pontos de paradas e descanso e o preço do óleo diesel. A greve dos caminhoneiros, que foi apoiada pelo hoje presidente Jair Bolsonaro, paralisou o país entre maio e junho deixou perdas estimadas de até R$100 bilhões, com a fatura mais pesada lançada sobre o agronegócio. O crescimento da economia brasileira, que antes da greve era esperado em 2,5%, terminou o ano passado com expansão de 1,15%.

 

O agronegócio acabou sendo o mais afetado porque sofreu quebra da cadeia produtiva. Entre os impactos do bloqueio das estradas, 100 milhões de aves foram mortas, 120 mil toneladas de carne de frango e suína deixaram de ser exportadas, 300 milhões de litros de leite acabaram descartados e 98% das plantas de produção de carne do país tiveram as atividades interrompidas, segundo informações do Correio Braziliense.

 

(Foto: Greve dos caminhoneiros/ Veja)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis