TC Mover
Mover

Qual a mais provável mensagem da ata do Fed?

Postado por: TC Mover em 09/01/2019 às 15:41

O comitê de política monetária do Federal Reserve deve mostrar alguns sinais de flexibilidade na ata da sua última decisão de juros, mas esse viés mais dócil provavelmente não seja totalmente capturado no documento – o que pode alimentar a volatilidade em um dia de rali global. A divulgação acontecerá às 17h00, horário de Brasília.

 

O que esperar da ata? Na reunião de dezembro, o comitê conhecido como FOMC rebaixou ligeiramente a perspectiva da economia dos EUA e também cortou a trajetória média esperada da taxa-alvo de juros. No entanto, também comunicou que o abrandamento das condições externas e a recente volatilidade não alteraram substancialmente sua visão, reiterando que a política monetária vai se tornar moderadamente restritiva.

 

Economistas do Barclays e do Deutsche Bank coincidem em que a ata deve trazer uma mensagem semelhante à do comunicado de dezembro, embora com uma maior ênfase na importância dos dados para decidir qualquer ajuste nos juros. Se confirmado esse cenário, a reação do mercado pode ser de cautela.

 

 

De qualquer forma, o investidor estará atento aos comentários da ata sobre o desmonte dos estímulos monetários e a redução do balanço da autarquia, atualmente no piloto automático, após os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, e do diretor-geral do Fed de Nova Iorque, John Williams, de que há espaço para mais flexibilidade, se necessário. Também fique atento às discussões dentro do FOMC sobre o afastamento da linguagem “aumentos graduais adicionais”.

 

O dólar americano despencava 0,5% ante uma cesta de moedas pares, de acordo com o índice DXY, enquanto os rendimentos dos Treasuries de dez anos operavam levemente em queda, de 0,5 pontos-base para 2,728%. Já os índices acionários de referência em Nova Iorque avançavam, com o Dow Jones subindo 0,54%.

 

(Foto: Federal Reserve/Aaron Kohr/Adobe Stocks)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis