TC Mover
Mover

Projeção para alta do PIB recua novamente, mas mostra sinais de estabilização, mostra BC

Postado por: TC Mover em 08/07/2019 às 9:54

A expectativa de alta para o produto interno bruto brasileiro neste ano recuou pela 19ª semana consecutiva, refletindo números mais fracos de atividade econômica e confiança ao longo do segundo trimestre, conforme o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.

 

O Focus estimava crescimento de 1% há quatro semanas e da quase 2% no primeiro mês do ano. Já para 2020, os mais de 100 analistas que participam da sondagem semanal Focus mantiveram previsão de alta em 2,20%. No fim de junho, o BC atualizou sua projeção para a expansão do PIB em 2019, de alta de 2,0% para avanço de 0,8%.

 

Os participantes na pesquisa mantiveram suas projeções para a taxa básica de juros Selic no fim de 2019 e 2020 em 5,50% e 6,00% ao ano, respectivamente. No caso de 2021, a projeção seguiu em 7,50%.

 

Uma estabilização nas estimativas de variação do PIB é possível se os economistas incorporarem algum impacto nas expectativas econômicas da provável passagem da Reforma da Previdência na Câmara, ao longo da próxima semana, assim como de alguma melhora nos dados de produção industrial e atividade no varejo – que ao longo do ano passado foram fortemente impactadas pela greve dos caminhoneiros em maio.

 

(Foto: Banco Central/ Agência Brasil)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis