TC Mover
Mover

Previdência ganha contornos mais sólidos após reunião Lorenzoni-Guedes

Postado por: TC Mover em 09/01/2019 às 8:22

O encontro de ontem entre os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da Economia, Paulo Guedes, aconteceu amigavelmente, com bombons e coletiva de imprensa no término. O mercado deve reagir com alívio às palavras dos dois, de que o projeto sendo desenhado pelo governo será suficientemente sólido para não se pensar no assunto pelo menos por mais 20 anos.

 

A reforma não será fatiada e a proposta para a criação de um sistema de capitalização será enviada junto com o grosso das mudanças ao regime atual em fevereiro, disse Guedes. Lorenzoni, visto como hostil à reforma da Previdência, disse que o governo não dará detalhes do esboço da proposta até a equipe de Guedes concluir as simulações de impacto dos planos em discussão.

 

Segundo os dois homens-fortes do governo Bolsonaro, o Congresso receberá em fevereiro uma proposta robusta de reforma da Previdência. A mensagem que os ministros deixaram é que o legado da reforma precisa ser duradouro.

 

Bolsonaro ainda vai bater o martelo sobre o desenho final; segundo uma fonte em Brasília, ele ainda não acredita que o Congresso Nacional é capaz de aprovar um projeto draconiano. No entanto, ele é ciente do grave desequilíbrio nas contas públicas.

 

O que comemorar: primeiro, que não haverá “fatiamento”, no sentido de encaminhar mais de uma proposição ao Congresso, o que aumentaria o custo político com a negociação de várias votações. Segundo, há tempo para convencer Bolsonaro que um projeto forte é melhor do que um flexível. Terceiro, o governo quer um impacto de longo prazo no regime previdenciário e no mercado de trabalho. Já no final da coletiva, Lorenzoni enviou uma mensagem que parecia mais dirigida ao mercado do que aos jornalistas presentes: “Pedimos paciência, vamos falar mais sobre a proposta na próxima semana”, disse.

 

Ontem, ao final do pregão, a perspectiva positiva com a reforma deu um gás e fez com que o índice Bovespa fechasse, mais uma vez, em patamar recorde, acima dos 92.000 pontos.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis