TC Mover
Mover

Prévia do PIB americano é revisada para baixo, mas corte é menor que o esperado; futuros sobem

Postado por: TC Mover em 30/05/2019 às 10:04

A estimativa de crescimento econômico nos Estados Unidos do primeiro trimestre foi revisada para baixo, mas foi uma redução menor que a esperada, já que houve aumento do consumo das famílias e exportações maiores antes da escalada da guerra comercial com a China. Os futuros dos índices acionários em Nova Iorque aceleraram altas com a notícia.

 

O Produto Interno Bruto ajustado pela inflação avançou a uma taxa anualizada de 3,1% entre janeiro e março na segunda prévia do indicador, divulgada hoje pelo governo americano. O número foi revisado para baixo, de 3,2%, mas ficou levemente acima do consenso de 3,0%. Os gastos das famílias, que ocupam a maior parte do PIB nos EUA, cresceram 1,3%, superando as projeções, embora sendo o resultado mais lento para essa categoria em quatro trimestres.

 

Mesmo assim, as vendas finais para consumidores domésticos avançaram no menor ritmo em mais de três anos – o que sugere que mais fraqueza econômica vem pela frente. Mas, no curto prazo, os dados de hoje aliviam os temores de que a economia está caminhando rápido demais para uma recessão: a inversão em parte da curva de juros dos Treasuries, que nesta semana registrou sua leitura mais pessimista em quase 12 anos, indica que a contração econômica parece inevitável mais à frente neste ano ou em 2020 é inevitável.

 

Na primeira prévia sobre os lucros das empresas para o período, antes de impostos, houve uma queda de 2,8% na base sequencial – a pior em quatro anos. A inflação veio mais moderada do que o inicialmente esperado, o que deve reforçar as apostas de corte na taxa-alvo de juros do Federal Reserve, de acordo com gestores e contribuidores TC. De fato, a taxa de juros dos Treasuries de dez anos acelerou quedas após os números, recuando 1,1 pontos-base a 2,256% às 09h50. O índice de preços de despesas de consumo pessoal, excluindo alimentos e energia, subiu 1,0% no trimestre, revisado desde 1,3% e abaixo do consenso de 1,3%. A meta do Fed para o índice é de 2% no longo prazo, mas membros da autarquia já falaram que os níveis baixos vistos recentemente são temporários.

 

O futuro do índice Dow Jones Industrials subia 0,19%, enquanto o do S&P500 avançava 0,32% após os dados. O dólar recuava menos de 0,1% ante seus pares.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis