TC Mover
Mover

PIB dos EUA bate consenso com estoques e déficit comercial menor

Postado por: TC Mover em 26/04/2019 às 9:51

A economia dos Estados Unidos registrou um ritmo de crescimento bem acima do esperado no primeiro trimestre, refletindo um aumento nos estoques e um recuo no déficit comercial que compensou gastos menores do consumidor no período. O dólar e o preço dos títulos do Tesouro americano subiram, sinalizando um dia de aversão ao risco.

 

O produto interno bruto da maior economia do mundo mostrou uma taxa anualizada de crescimento de 3,2% entre janeiro e março, disse o Departamento de Comércio, superando todas as previsões compiladas pela TC News e o consenso mediano de 2,2%. No quarto trimestre, a economia tinha acelerado 2,2%.

 

Os gastos do consumidor, que compõem a maior parte do PIB americano, subiram 1,2% no trimestre, o investimento das empresas esfriou e a medida preferida do Federal Reserve para a inflação, conhecida como preços PCE e que exclui alimentos e energia, desacelerou para 1,3%, bem abaixo da meta de 2%. O impulso dos maiores estoques e da melhor balança comercial foi o mais forte em seis anos para a medição do PIB, de acordo com Reuters.

 

O número reforça a tese de que os fatores por trás da surpresa na prévia do PIB americano de trimestre passado podem ser mais efêmeros do que o mercado imagina. A dispersão das estimativas da TC News ia de 1% a 3%. O relatório mostrou que as exportações líquidas adicionaram 1,03 ponto percentual ao crescimento, enquanto os estoques privados cresceram 0,65 ponto.

 

O dólar americano recuava 0,1% ante seus pares, às 09h47, após disparar assim que os dados foram publicados, quinze minutos antes. O rendimento dos Treasuries de dez anos, cuja direção se move de forma inversa ao preço dos títulos, recuou quase 3 pontos-base para 2,508% – reafirmando a visão de que os ativos americanos devem se manter atrativos, com a economia dos EUA firme enquanto as outras mancam.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis