TC Mover
Mover

PIB brasileiro mostra desempenho medíocre em 2018

Postado por: TC Mover em 28/02/2019 às 9:21

A economia brasileira patinou de novo em 2018, o que deve colocar uma pressão extra no governo do presidente Jair Bolsonaro e no Banco Central para, potencialmente, estimular a atividade com incentivos a investimentos em infraestrutura ou com uma redução adicional na taxa de juros. A greve dos caminhoneiros, a cautela gerada pela eleição de outubro e os reflexos da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China levaram a economia a crescer 1,13% no ano passado, disse o IBGE nesta quinta-feira. O número se compara com o consenso de 1,15% e a taxa de crescimento de 1,1% em 2017.

 

O resultado do crescimento do PIB de 2018 trouxe números decepcionantes, parte pela crise política, a eleição presidencial e a turbulência global que ajudou a elevar o custo de financiamento e o câmbio, disseram economistas e contribuidores TC. Pelo lado da demanda, no trimestre, o crescimento do PIB foi estimulado pela alta de 3,6% no consumo das famílias e contrabalançado pelo recuo de 6,6% no gasto público, na base sequencial, assim como o aumento das importações, que cresceram mais rápido que as exportações. No quarto trimestre, a economia cresceu 0,13%, comparado com o consenso de 0,15% na base sequencial, após crescimento revisado para baixo de 0,5% no terceiro trimestre.

 

Um dos bancos que acha que mais um trimestre de crescimento medíocre deve levar a algum tipo de estímulo monetário é o Bradesco. Mesmo não sendo o cenário base dos economistas do banco, a situação poderia dar espaço para algum relaxamento extra na taxa Selic do BC, que deve ter Roberto Campos Neto instalado como novo presidente da autarquia a partir de hoje. A Selic está na sua mínima histórica de 6.50%.

 

O ritmo de expansão da economia brasileira entre 2011 e 2018 ficou perto de 0,60%, a pior década desde pelo menos desde os anos 1940.

 

(Foto: Plantação agrícola/Ministério da Agricultura)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis