TC Mover
Mover

Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre comércio após 20 anos

Postado por: TC Mover em 28/06/2019 às 14:15

O Mercosul e a União Europeia chegaram a um acordo para o livre comércio entre os dois blocos após duas décadas de tratativas, segundo noticiaram veículos da imprensa, em um tratado que abarca bens, serviços, compras governamentais e investimentos, e que, segundo o Ministério da Economia, representa alta do PIB de até US$ 125 bilhões em 15 anos.

 

O tratado seria o segundo maior já assinado pelo bloco europeu – atrás apenas do feito com o Japão – e o mais ambicioso para o Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. O acordo entre o Mercosul e a União Europeia representam, juntos, cerca de 25% do PIB mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas, informou o governo. Pelo tratado, a maior parte dos produtos comercializados entre os dois blocos terá tarifa zero.

 

Segundo o governo federal, os exportadores brasileiros obterão ampliação do acesso, por meio de quotas, para carnes, açúcar e etanol, entre outros. “As empresas brasileiras serão beneficiadas com a eliminação de tarifas na exportação de 100% dos produtos industriais”. As companhias brasileiras terão acesso ao mercado de licitações da União Europeia no que se refere a compras públicas, estimado em US$1,6 trilhão, conforme o governo.

 

(Foto: Reprodução FB)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis