TC Mover
Mover

Mercados esperam BCE dócil em nova decisão de juros

Postado por: TC Mover em 24/01/2019 às 8:49

O Banco Central Europeu deve trazer uma mensagem mais dócil após sua reunião de política monetária desta quinta-feira, refletindo a piora nas projeções sobre o desempenho da economia neste ano e os reflexos do seu anúncio de acabar com as compras líquidas de ativos, disseram economistas.

 

Desde dezembro, todos os indicadores antecedentes e retrospectivos da região surpreenderam do lado negativo; mesmo assim, alguns riscos parecem ter moderado, entre eles o perigo de uma escalada na guerra comercial entre a China e os EUA. O risco de um Brexit abrupto parece ser cada vez menos provável, deixando uma boa chance de que o BCE apresente uma avaliação das perspectivas com “riscos decrescentes”.

 

O euro caía 0,29% ante o dólar americano, e as bolsas na Zona do Euro operavam de lado no início da manhã, à espera do discurso de Mario Draghi, presidente do BCE, às 11h30.

 

Fique de olho nos comentários do BCE sobre outra rodada de operações de refinanciamento, conhecida como TLTRO, que poderá ser anunciada até março. Sem outra TLTRO, os custos dos empréstimos bancários subirão para o setor privado, o que pode dar uma freada mais severa na economia, impactando países periféricos do bloco ou economias em problemas, como a italiana. A decisão de juros deve ser anunciada por volta das 10h45, horário de Brasília.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis