TC Mover
Mover

Medo de recessão? Indústria alemã desacelera com força no final de 2018

Postado por: TC Mover em 08/01/2019 às 8:38

Uma queda dramática na atividade industrial alemã no final do ano passado aumentou o risco de que a maior economia da Europa caia em recessão: a produção industrial da Alemanha caiu 4,7% em novembro na comparação anual, a maior registrada desde novembro de 2009.

 

Por trás dos números ruins estão os problemas fluviais impactando o transporte de cargas no país, assim como metas de redução de poluição que têm criado maiores custos para industrias exportadoras, de acordo com economistas do Deutsche Bank; a desaceleração econômica vista na China também pode estar afetando a produção industrial alemã.

 

O número ruim levou o euro a cair 0,40% em relação ao dólar americano. Já o índice DAX, negociado em Frankfurt, ignorou os números e subia 0,14% às 08h15.

 

O tombo da indústria alemã coloca mais um sinal de alerta nos mercados ao redor do mundo com uma possível desaceleração vinda das economias mais desenvolvidas a partir de 2019. Há semanas economistas pedem pela prorrogação do programa de recompra de ativos do Banco Central Europeu, programado para chegar ao fim no verão do Hemisfério Norte, para evitar uma recessão mais severa do bloco ao longo do ano.

 

Na próxima quinta-feira, a autarquia divulga a ata da última reunião de política monetária de dezembro, que poderá trazer sinais mais claros de quais serão as medidas e a postura para os meses a seguir.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis