TC Mover
Mover

Lira turca cai com temor de radicalização do governo após derrotas em eleição

Postado por: TC Mover em 01/04/2019 às 9:59

A lira e a bolsa turcas despencavam nesta segunda-feira com temores de maior radicalização na política econômica após o Partido AKP, do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, perder a capital, Ankara, e estar perto de sair do controle de outros importantes centros urbanos.

 

A derrota mostra a crescente insatisfação do povo turco com um governo que se tornou mais autocrático e menos ortodoxo no gerenciamento da economia. Na semana antes da eleição municipal, o governo proibiu as vendas ao descoberto da lira turca, forçando a uma disparada nos swaps de juros do país – que tocaram 1.200% entre segunda e quarta-feira passadas.

 

Segundo um trader sediado em Londres, o investidor está reagindo com medo, e não com alívio, quanto à derrota de Erdogan, pois teme que o presidente possa radicalizar suas políticas populistas ainda mais: intervenção na lira, interferência na independência do banco central, pressão para manter os juros baixos apesar da inflação, e por aí vai. No ano passado, a lira perdeu até 40% de valor em relação ao dólar.

 

(Foto: Istambul – Pixabay)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis