TC Mover
Mover

Powell faz estreia em Jackson Hole em meio à pressão inédita no Fed

Postado por: TC Mover em 20/08/2018 às 16:05

— O aniversário de quarenta anos do simpósio de verão do Federal Reserve ocorrerá sob circunstâncias inéditas que devem trazer todas as atenções a Jackson Hole: pela primeira vez, o presidente do banco central dos Estados Unidos é criticado abertamente pelo presidente do país, e em nível pessoal, por subir os juros, em meio a crescimento acelerado e mercado de trabalho forte.
— Logo em seu primeiro evento como presidente do Fed, Jerome Powell deve ser posto à prova. Enquanto há quem tema que o Fed esteja atrasado quanto a um aperto monetário – causa de intensa volatilidade no início do ano – Powell tem sido criticado em público por Donald Trump.

  • Apesar de não ter voz ativa sobre o tema, Trump vem defendendo a necessidade de se manter juros baixos para fomentar a economia americana.

— Oficialmente, Powell discorrerá sobre política monetária em meio à uma economia em transformação no dia 24, às 11h00 (horário de Brasília). Mas o mercado quer mesmo saber se a autarquia manterá o gradualismo na alta de juros e quais as ferramentas o Fed tem para enfrentar uma recessão – vista como possível por muitos em um futuro próximo – com os juros tão baixos.
— A normalização do balanço do Fed, que atualmente tem US$ 4,2 trilhões em títulos após intensa recompra no período pós-crise de 2008, também deve estar no radar. Outra dúvida fica no ar: será que Powell responderá aos ataques de Trump?
Qual a relevância de Jackson Hole? Historicamente, o evento atrai interesse por reunir os principais nomes da economia no mundo e ser visto como uma oportunidade para o Fed sinalizar movimentos de política monetária.

  • Este ano, no entanto, o tema “Mudanças na Estrutura do Mercado e suas Implicações para a Política Monetária”, deve dividir os holofotes com assuntos mais espinhosos, como a política comercial dos EUA, renúncias fiscais e o aumento da dívida pública.
  • Também se espera algum comentário sobre a reação dos mercados emergentes ao aperto monetário nos Estados Unidos e os temores de contágio da crise cambial turca.

— O evento está marcado para 23 a 25 de agosto. O Fed de Kansas City, que organiza o evento, só divulgará o programa oficial no dia 23 de agosto.

 

Crédito da imagem: Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. (Crédito: Joshua Roberts/Reuters)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis