Itaú vê contração trimestral do PIB, com fraqueza na agricultura e na indústria - TradersClub
TC News
News

Itaú vê contração trimestral do PIB, com fraqueza na agricultura e na indústria

Postado por: TC News em 15/05/2019 às 11:33

A economia brasileira deve mostrar contração na base sequencial no primeiro trimestre, puxada pela queda na atividade da agricultura e a indústria em um início de ano bem mais truncado nas áreas econômicas e política do que o inicialmente previsto, disse o Itaú Unibanco nesta quarta-feira.

 

Os analistas do maior banco privado do Brasil projetam uma queda de 0,20% para o PIB no período janeiro-março em relação ao quarto trimestre, e uma alta de 0,40% na base anual. O resultado, que será divulgado pelo IBGE em 30 de maio, deve apontar alta no consumo das famílias e queda nos investimentos sob a ótica da demanda, segundo o relatório, e alta nos serviços e queda da indústria e do setor agrícola do lado da oferta.

 

A projeção do Itaú vai em linha com os últimos dados de mercado de trabalho em queda, inflação em trajetória descendente e de volume de serviços e de varejo menores do que o previsto para este início de ano. A queda da confiança dos consumidores e dos empresários, à espera da aprovação da reforma da Previdência, e a lentidão para a retomada dos investimentos devem dificultar a recuperação econômica neste ano.

 

O relatório do banco aponta, no entanto, que o leve avanço do ajuste fiscal e a redução de subsídios ao crédito no país estão contribuindo para a queda da taxa de juros neutra. O contrato do DI negociado para janeiro próximo acumula queda de 2,44% no ano, negociado hoje abaixo da taxa Selic, a 6,400%.

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis