TC Mover
Mover

Focus mostra terceira queda semanal em projeção do PIB

Postado por: TC Mover em 18/03/2019 às 9:52

As projeções do mercado para o crescimento do PIB em 2019 sofreram a terceira redução seguida nesta segunda-feira, caindo de 2,28% para 2,01%, na pesquisa semanal do Banco Central, sinalizando juros menores à frente e indicando a cautela do investidor em relação à aprovação da reforma da Previdência, assim como a falta de tendência em vários indicadores setoriais nos últimos três meses.

 

Para 2020, a mediana das estimativas para o crescimento do PIB se manteve em 2,80%, primeira pausa após quatro semanas de altas. A economia brasileira cresceu 1,15% no ano passado. Desde a divulgação, no final do mês anterior, a maioria dos analistas têm revisado para baixo seus números para este ano.

 

Já a mediana das estimativas para a taxa básica de juros Selic no fim de 2020 caiu para 7,75%, ante a projeção de 8,00% que se manteve inalterada por aproximadamente 20 semanas. Nessa semana, o comitê de política monetária do BC se reúne para decidir se mantém ou muda a Selic, atualmente na mínima histórica de 6,50% ao ano.

 

Entre os economistas que mais acertam nas projeções dentro da pesquisa Focus do BC, conhecidos como Top 5, a estimativa para a Selic despencou para 7,50% no final do ano que vem. Para 2019, as estimativas permaneceram em 6,50%.

 

As projeções vieram no mesmo dia que o BC divulgou que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), uma proxy do PIB, apresentou contração de 0,41% em janeiro na base mensal.

 

(Gráfico: The Staffing Screen)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis