TC Mover
Mover

Discussão do governo sobre reformas deve durar até fevereiro, diz Volpon, do UBS

Postado por: TC Mover em 08/01/2019 às 16:40

O economista-chefe do UBS no Brasil, Tony Volpon, prevê que as discussões do governo sobre a agenda de reformas devem se estender pelo menos até a abertura do Congresso em fevereiro, o que deve prolongar o clima de stand by dos investidores ávidos por anúncios em torno da mudança na Previdência – pauta crucial para o reequilíbrio das contas públicas.

 

Entretanto, isso não é uma notícia ruim, na visão de Volpon, uma vez que a questão é complexa e requer total alinhamento entre as áreas econômica e política da gestão Jair Bolsonaro. Ele lembra que, até o momento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda não colocou na mesa a sua proposta, nem a estratégia política em prol do tema no Congresso.

 

“As mensagens contrastantes da semana passada ocorreram, em nossa opinião, devido à falta de linhas definidas de responsabilidade pela comunicação no novo governo, algo que será trabalhado ao longo do tempo, mas também por causa de debates internos sobre questões envolvendo as reformas da Previdência e tributária”, escreve Volpon em relatório.

 

Os comentários de Volpon e sua equipe reforçam a ideia de que o mercado financeiro deve manter uma postura cautelosa para manter o entusiasmo visto desde o começo do ano – a reforma é vista com desconfiança pelo status quo político e deve passar por duros testes ao longo da legislatura que começa em fevereiro. Por ora, o otimismo dos investidores, que levou o Ibovespa a subir 4,4% e o dólar a recuar quase 4,5% desde 2 de janeiro, se baseia na aposta de que o novo governo irá cumprir o que prometeu.

 

Por ora, o economista do banco reputa o apoio formal do PSL à reeleição de Rodrigo Maia na presidência da Câmara como o evento mais relevante dos últimos dias. “Talvez a relação política mais importante seja esta entre o presidente e o chefe da Câmara, que controla o boleto e decide quem vai dirigir importantes comissões do Congresso.”

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis