TC Mover
Mover

Davos dá oportunidade única a Bolsonaro de trazer investidores

Postado por: TC Mover em 21/01/2019 às 8:43

Se o presidente Jair Bolsonaro – centro de todo tipo de ataques da mídia internacional por suas posições polêmicas em vários temas – acertar o tom do discurso no Fórum Econômico de Davos, o Brasil tem a chance de retomar a liderança econômica e política na América Latina, perdida desde os tempos de Fernando Henrique Cardoso, e de levar adiante a rodada mais ambiciosa de reformas pró-mercado na região em mais de duas décadas, de acordo com analistas e contribuidores TC.

 

Na era do PT, quem dominou a cena geopolítica na região foi a Venezuela de Hugo Chávez. Diante da derrubada do socialismo do século XXI após a morte de Chávez, da grave crise econômica da Argentina e da chegada da esquerda ao poder no México, o Brasil deve se tornar, por exclusão, a melhor alternativa na região para os investidores globais. Os crescentes déficits fiscais, assim como o acirramento das tensões sociais e políticas ao longo da América Latina, levaram a substituição dos regimes de esquerda moderada e radical para governos mais na linha da centro-direita, com pautas econômicas liberais, maior abertura comercial e menos ênfase na retórica da desigualdade.

 

A ausência do presidente americano Donald Trump dá a chance a Bolsonaro de discursar no primeiro dia do evento – coisa muito positiva. Depois, ele irá participar de várias rodadas de negócios. Do lado do presidente, vão seus ministros Paulo Guedes, Sérgio Moro, Augusto Heleno, Gustavo Bebianno e Ernesto Araújo, o deputado federal e filho Eduardo Bolsonaro e o secretário de Comércio Exterior, Marcos Troyjo: eles devem reforçar a mensagem de compromisso com o combate à corrupção, liberalização da economia e um ambiente mais propício à abertura comercial.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis