TC Mover
Mover

Crescimento do Brasil depende de reformas, diz Banco Safra

Postado por: TC Mover em 17/12/2018 às 14:50

— O ambiente macroeconômico do país deve melhorar gradativamente nos próximos dois anos, com recuo do desemprego, recuperação do poder de compra e inflação sob controle, mas o crescimento do Brasil depende de ajuste fiscal, abertura econômica e aprovação de reformas, diz o banco Safra em relatório desta segunda-feira.
— A mais importante e urgente das reformas é a da Previdência, na visão do banco: “Uma reforma constitucional que implemente a idade mínima e a unificação dos regimes para os setores público e privado já garantiria uma trajetória fiscal robusta”, afirma o texto. Sem o ajuste na Previdência, o quadro seria catastrófico, dizem os analistas.
— Ainda no cenário interno, a equipe aponta preocupação com as contas no vermelho de Estados e municípios, que deveriam fazer reformas e ajuste fiscais.
— No cenário internacional, o relatório destaca o fim de uma era favorável aos emergentes. As tensões referentes à guerra comercial global podem derrubar os preços das commodities e fazer o real perder força.

  • O banco prevê um dólar mais depreciado, entre R$3,70 e R$3,80 nos próximos dois anos, considerando um cenário com aprovação das reformas.
  • Diante da cautela com o contexto externo, houve redução na previsão de crescimento do PIB, de 3% para 2,7% em 2019, mas manteve-se a expectativa de 3% para 2020. Seria o melhor biênio de crescimento econômico acumulado no país desde 2011/12.

Foto: Rafael Defavari/Wikipedia

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis