TC Mover
Mover

Ata do Fed reitera viés de ‘paciência’ com juros, visão de que inflação menor é temporária

Postado por: TC Mover em 22/05/2019 às 16:13

O comitê de política monetária do Federal Reserve reiterou que sua abordagem “paciente” quanto à taxa-alvo básica de juros é a mais apropriada para um período de tempo maior, em um sinal de que a maioria dos membros do colegiado concorda que a recente queda na inflação é de natureza temporária. As bolsas americanas continuaram em queda, enquanto os rendimentos da dívida pública americana recuaram com a notícia.

 

Na tarde desta quarta-feira, o documento, conhecido como a Ata do Fed, reforçou a mensagem do presidente da autarquia, Jerome Powell, de duas semanas atrás, de que o nível da taxa de juros é o apropriado agora e que não há um argumento forte para movê-la em qualquer direção. O colegiado, conhecido como FOMC, se mostrou levemente mais otimista quanto à perspectiva para a economia neste ano.

 

“Os membros do comitê observaram que uma abordagem paciente para determinar quaisquer ajustes futuros à meta para a taxa-alvo de juros provavelmente continuará a mais apropriada por algum tempo”, disse a ata, que recolheu as impressões da reunião de política monetária do FOMC entre 30 de abril e 1 de maio. Nessa reunião, a taxa foi mantida num intervalo de 2,25% a 2,50%.

 

O documento frustrou a expectativa de muitos investidores de uma postura mais dócil da política monetária, ou de crescente dissensão perante a visão de Powell de esperar sinais mais concretas para agir nos juros. O índice Dow Jones Industrials acelerou quedas, recuando 0,36% às 15h15, enquanto o S&P500 manteve seu recuo de 0,30%. O rendimento dos Treasuries de dez anos derreteu ainda mais após a divulgação do documento, cedendo 3,6 pontos-base para 2,393%.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis