Entenda como operar vendido pode garantir lucros em mercado fraco - TradersClub
TC News
News

Entenda como operar vendido pode garantir lucros em mercado fraco

Postado por: TC News em 23/08/2018 às 13:37

— Em todas as bolsas, inclusive na brasileira, a maioria dos investidores tem a tendência a operar “comprados”, ou seja, quando apostam na alta de um papel. Mas, em períodos de instabilidade ou de desconfiança, acertar a compra de um ativo que vai se valorizar tende a ser mais difícil. Mesmo assim, é possível lucrar apostando na queda do preço de uma ação.

— Esta estratégia, conhecida como venda a descoberto, ou ‘short’, consiste em alugar um ativo que o investidor acredite que irá cair e vendê-lo pelo preço atual. Se a queda se confirmar, o investidor comprará o ativo à vista por preço mais baixo para devolver as ações alugadas e ainda obter lucro sobre a operação. No mercado, investidores chamam isso de “ficar vendido”.

Como funciona? Em caso hipotético, um investidor aluga uma ação cotada a R$20 e a vende no mercado. Ele paga uma taxa sobre o aluguel de ações, que pode ser 2% para fins de simplificação. Supondo que, um mês depois, a ação negocie a R$15, representando queda de 25% no período, o investidor a comprará no mercado físico para devolvê-la ao dono original.

  • O ganho líquido seria de 23% – pois você comprou 25% mais barata uma ação que no primeiro momento nem tinha, tirando os 2% de taxa de aluguel.
  • No cálculo também precisam ir os custos de corretagem e impostos – que não incluímos na explicação.

Quais esses custos? É preciso pagar a remuneração devida ao doador – dono do ativo -, a comissão da corretora e a taxa de registro da B3, de 0,25% ao ano. Também são necessárias garantias para a operação, no mesmo valor da venda a descoberto. Essas garantias podem ser títulos, dinheiro ou outras ações.

Quando encerrar a operação? O contrato pode ter prazo definido pelo dono do ativo – ou doador – mas o tomador, como é conhecido o investidor que está alugando os ativos, pode devolvê-los a partir do prazo de um dia. É indicado encerrar a venda a descoberto se o ativo passar a subir; nesse caso, montar um stop no valor desejado pode ser uma boa opção.

— Vale lembrar que operar vendido é uma estratégia mais arriscada do que operar comprado, pois é possível perder um valor superior ao investido, ao contrário da compra de ações tradicional. Por isso, é preciso monitorar de perto as notícias e oscilações do mercado. Cadastre-se no TradersClub e tenha acesso às informações mais importantes para operar na bolsa.

 

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis