Vale e siderúrgicas disparam com estímulo na China, conversas com EUA
TC News
News

Vale e siderúrgicas disparam com China, conversas com EUA

Postado por: TC News em 04/01/2019 às 12:20

As ações do setor de mineração e siderurgia exibiam fortes valorizações no pregão desta sexta-feira na B3, refletindo uma medida de estímulo do governo chinês, progresso nas conversas comerciais entre os Estados Unidos e a China e a alta na cotação de commodities metálicas que favoreciam os papéis de Vale, Gerdau, CSN e Usiminas.

 

Por volta de 11h05, Usiminas PNA liderava a ponta positiva do Ibovespa, com alta de 3,77%. Vale ON, CSN ON e Gerdau PN tinham ganhos de 2,84%, 1,82% e 1,32%, respectivamente. Já o índice Bovespa perdia 0,50%, aos 91.090 pontos.

 

O movimento reflete a sensibilidade das ações de ambos os setores à saúde da economia chinesa – maior compradora de matérias primas brasileiras, especialmente do minério extraído e vendido pela Vale e a CSN. O Banco Central do Povo da China anunciou redução dos compulsórios bancários em 1%, em cartada que pode elevar o crédito e, logo, a demanda na economia real.

 

Simultaneamente, o preço do minério de ferro negociado no porto de Qingdao subiu 0,66%, para US$ 73,10, enquanto os futuros dispararam mais de 3% no pregão desta madrugada.

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis