TC Mover
Mover

TC Leituras: sugestões para o final de semana

Postado por: TC Mover em 03/04/2020 às 16:55

Veja abaixo nossa lista de dicas de leituras para o fim de semana:

 

Livro da semana: Nas costas das tartarugas: Darwin, Galápagos e o destino de um Éden evolucionário
Vá a uma livraria em qualquer lugar do mundo e você ouvirá dos livreiros que o nome de Charles Darwin ainda vende – ainda bem. Além de vislumbrar “a melhor ideia que alguém já teve”, segundo palavras de Daniel Dennett, o legado de Darwin em questões científicas e filosóficas é de grande profundidade e amplitude. Ainda estamos tentando descobrir como a evolução por seleção natural se aplica a todos os aspectos da vida na Terra, desde a violência de um vírus, como a da pneumonia de Wuhan, quanto pelo comportamento bizarro dos seres humanos em vídeos conhecidos como “Darwin Awards”, e que desafiam qualquer lógica. O livro sugerido, escrito por Elizabeth Hennessy, explica mais uma face desse grande cientista e humanista. Saiba mais.
Ficha técnica: “On the Backs of Tortoises: Darwin, the Galapagos, and the Fate of an Evolutionary Eden”, Hennessy, Elizabeth. Yale University Press, 336 páginas.

 

Distanciamento social durante a peste negra (Quillette)
Quando o surto de peste bubônica devastou Florença, no século XIV, o romancista Giovanni Boccaccio observou e descreveu de forma crua a crise pútrida: mais de 100 mil pessoas, ele estima, morreram na cidade entre março e julho de 1348. Agora que defendemos – ou atacamos? – o distanciamento social em tempos do coronavírus, como eram essas práticas naquela época? James Hankins, professor de História do Renascentismo na Universidade de Harvard, nos explica aqui.   

 

O que as fábulas do contágio nos revelam (The New Yorker)
A literatura sobre contágios, doenças infecciosas e pragas, de acordo com Jill Lepore, professora de história em Harvard: “Toda história de epidemia é uma história de analfabetismo, linguagem tornada impotente, homem transformado em tolo”, disse ela, que faz do sugestivo artigo uma breve historiografia do que existe na literatura ocidental sobre pandemias, pobreza e mortalidade. Leia aqui.

 

Pandemias e a história da raça humana (The New Yorker)
Assim como existem muitas maneiras de os micróbios infectarem um corpo, existem muitas maneiras pelas quais as epidemias se desenvolvem no corpo político. É o que Elizabeth Kolber descreve neste artigo, que conta também como os surtos ao longo da histórica provocaram tumultos e impulsionaram inovações na saúde, na política e no que somos hoje. Leia aqui.

 

O vírus que nos forçou a repensar a sociedade (TC Mover)
O vírus que vitimou fatalmente mais de 50 mil pessoas ao redor do mundo e já infectou pelo menos outras 885 mil, carrega consigo reflexões inevitáveis. Nem as maiores potências do mundo foram capazes de driblar as crises trazidas pelo microorganismo redundantemente invisível aos olhos: economias paralisadas, saúde colapsada e privilégios postos para escanteio. No Value Tips desta semana, usamos o conceito de justiça através da perspectiva John Rawls, filósofo norte-americano, para tentar explicar os dilemas que a sociedade atravessa. Ouça aqui.

 

O risco precisa ser adequado ao seu perfil e estilo de vida (TC School)
Através de um case lúdico, o autor nos mostra por que o risco assumido nos investimentos precisa ser adequado não só ao perfil do investidor, mas também a seu estilo de vida, sem esquecer que cada um deve se adaptar e planejar da melhor maneira para o seu próprio cenário. Leia aqui.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis