TC News
News

Minério toca maior patamar em quase cinco anos com acidente da Vale 

Postado por: TradersClub em 08/02/2019 às 10:54

Os preços do minério de ferro atingiram seu maior nível em quase cinco anos na bolsa de Cingapura, após o desastre em uma barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho, que matou mais de 150 pessoas e forçou a maior produtora do mineral a reduzir sua estimativa de produção em 40 milhões de toneladas.

 

O contrato futuro do minério em Cingapura subiu quase 6% hoje, para US$94 a tonelada, a maior cotação desde agosto de 2014, disseram traders. Entre segunda-feira e sexta-feira, a cotação do mineral aumentou pouco menos de 9%, depois de disparar quase 14% na semana passada.

 

A Vale declarou força maior no começo da semana, depois que a Justiça brasileira forçou a companhia a suspender algumas operações em sua mina de Brucutu, no Brasil e em outras operações no estado de Minas Gerais. A situação da Vale deve impactar o preço do minério na semana que vem, quando o mercado referência na China voltar após uma semana de feriado pelo Ano Novo Lunar: o noticiário desfavorável inclui o temor de prisões de executivos, reportagens apontando para falhas no controle das barragens da companhia, operações de evacuação de pessoas na madrugada de hoje e a retirada do papel do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3.

 

(Foto: Vale – divulgação)

TC News Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis