TC Mover
Mover

EUA deve impor mais sanções ao Irã, que pode ultrapassar limites de urânio enriquecido na quinta

Postado por: TC Mover em 24/06/2019 às 9:42

As sanções comerciais e diplomáticas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar hoje contra o Irã pouco devem fazer para adiar o desenvolvimento do programa nuclear da nação islâmica.

 

Veículos de imprensa nos Estados Unidos especulam que Trump deve impor mais sanções comerciais em algumas exportações iranianas fora do petróleo e restrições ao banco central do Irã, assim como mencionar altos funcionários do governo iraniano como alvo de restrições diplomáticas. Os setores econômicos mais relevantes da economia iraniana, como o petróleo, os bancos e as siderúrgicas, já são alvos de sanções relevantes.

 

Trump anunciou seu plano no sábado, após cancelar ataques aéreos contra o Irã em resposta à derrubada de um drone da Marinha dos EUA na quinta-feira. O anúncio deve vir poucos dias antes que o Irã ultrapasse o estoque máximo permitido de urânio enriquecido – parte do acordo nuclear que a nação islâmica acertou com um grupo de superpotências quase quatro anos atrás. De acordo com a Bloomberg News, mais de 80% da economia do Irã é alvo de sanções norte-americanas; a ofensiva diplomática americana também inclui criar uma frente contra o Irã, liderada pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes Unidos.

 

O petróleo operava misto na manhã desta segunda-feira. O contrato do petróleo Brent para entrega em setembro operava estável, a US$64,45 o barril, enquanto o WTI subia 0,7% a US$57,81 – perto da máxima em quase um mês.

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis