Código de Ética e conduta

CÓDIGO DE ÉTICA, CONDUTA E PADRÕES DA COMUNIDADE TRADERSCLUB

COMUNIDADE E USUÁRIOS

1. INTRODUÇÃO

1.1. O presente CÓDIGO DE ÉTICA, CONDUTA E PADRÕES DA COMUNIDADE TRADERSCLUB (“CÓDIGO DA COMUNIDADE E USUÁRIOS” ou CCU) é o conjunto de regras e diretrizes criados para orientar e disciplinar a conduta, a ética e os padrões da COMUNIDADE, dos USUÁRIOS, da ADMINISTRADORA, sempre em conformidade e considerando as relações mantidas e originadas com os empregados, colaboradores, gestores, administradores, prestadores de serviços e parceiros que, direta ou indiretamente, interagirem entre si, nos termos e moldes determinados pelos princípios fortes, rígidos e amplamente estabelecidos e divulgados por meio deste documento – CÓDIGO DA COMUNIDADE.

1.2. O CÓDIGO DA COMUNIDADE serve ainda de guia prático a respeito de posturas e atitudes ideais, aceitas e ou toleradas pela TRADERSCLUB, orientando aos que dele fizer uso ou aderir, a agir de forma politicamente correta e em linha com a imagem e padrões desta empresa.

1.3. Este CÓDIGO DA COMUNIDADE busca contemplar e identificar questões relacionadas às práticas e procedimentos da TRADERSCLUB, todavia, poderão existir casos não previstos. Nesse caso, a TRADERSCLUB está aberta para receber sugestões de procedimentos e melhorias de processo, podendo a parte que suscitou tal falha solicitar esclarecimentos e orientações diretamente ao (i) superior imediato da área envolvida; (ii) à área de Recursos Humanos; (iii) à área de compliance; ou, (iv) via e-mail disponibilizado para essa finalidade: ouvidoria@tradersclub.com.br.

1.4. É dever da COMUNIDADE E USUÁRIOS informarem a respeito de inconsistências em procedimentos e práticas desenvolvidas e aplicadas pela TRADERSCLUB, bem como definidas por meio deste documento, com a finalidade de zelar pelo cumprimento das regras procedimentais, mercadológicas e comerciais aqui expostas. Por essa razão, o presente CÓDIGO DA COMUNIDADEdeve ser, obrigatoriamente, do conhecimento de todos os integrantes da TRADERSCLUB, dos USUARIOS, da ADMINISTRADORA, dos empregados, colaboradores, gestores, administradores, prestadores de serviços e parceiros, no que se aplique.

1.5. Para tanto, os que pretendem aderir, participar, trabalhar e ou interagir de qualquer forma com a TRADERSCLUB deverão aceitar eletronicamente o presente CÓDIGO DA COMUNIDADE, clicando no botão “Aceito”, ao final deste documento. Ao fazer isso, o USUÁRIO ou PARCEIRO estará automaticamente declarando que leu, teve ciência, aderiu e concordou em se submeter integralmente a seus termos e condições, incluindo seus anexos, se houver, e de qualquer de suas alterações futuras, além de aceitar as disposições das políticas dos sites tradersclub.com.br e www.trad3.com.br, conforme apresentadas pela ADMINISTRADORA.

 

2. PRINCÍPIOS NORTEADORES

2.1. A TRADERSCLUB é a maior comunidade do mercado financeiro brasileiro, que disponibiliza a milhares de investidores a troca de informações em tempo real por meio de uma plataforma sistêmica que os interessados (Usuários) podem assinar ou aderir, via website.

2.2. Uma equipe de gestores e investidores profissionais comentam sobre ativos e notícias disponibilizadas no website da COMUNIDADE. Nesse contexto, a TRADERSCLUB preza por construir sua imagem norteada nos seguintes princípios:

(i) Ética e transparência na realização e condução de seus negócios;
(ii) Qualidade e eficiência de seus serviços;
(iii) Respeito pelos relacionamentos que intermedia e na forma como pratica seus serviços;
(iv) Confidencialidade no trato de informações e dados dos mercados onde atua e dos respectivos participantes;
(v) Responsabilidade e preservação de sua própria imagem, bem como dos que interagem entre si que, direta ou indiretamente, participando desta COMUNIDADE;
(vi) Honestidade e ética no gerenciamento de seu patrimônio intelectual, moral e físico;

 

3. REGRAS DE CONDUTA

3.1. As regras aqui contidas buscam esclarecer os procedimentos e atitudes aceitos pela TRADERSCLUB, iniciando-se pela postura profissional que respeita os princípios anteriormente descritos e que não coloquem em risco a sua credibilidade.

3.2. Dessa forma, é expressamente vedado a COMUNIDADE e aos USUÁRIOS DA COMUNIDADE da TRADERSCLUB:

(i) Receber comissão, abatimento e/ou favor pessoal, valendo–se de seu cargo ou de sua função em qualquer empresa que interaja ou participe junto à COMUNIDADE;
(ii) Auferir ou conceder qualquer forma de reciprocidade, ganho ou vantagem ilícita a instituição financeira, corretor ou cliente, valendo-se de seu relacionamento profissional e de informações privilegiadas que teve acesso;
(iii) Aceitar presentes em razão do cargo ou da função exercida em empresa que participe ou interaja com a COMUNIDADE;
(iv) Manifestar-se publicamente em nome dos USUÁRIOS DA COMUNIDADE e ou da TRADERSCLUB ou de seus membros ou associados quando não autorizado ou habilitado para tal;

 

3.3. Os USUÁRIOS DA COMUNIDADE não envolverão a TRADERSCLUB em compromissos com partidos políticos, igrejas e outras atividades de cunho sectário.

3.4. A TRADERSCLUB entende como suborno qualquer oferta e ou recebimento de presente, dinheiro ou empréstimo, imposto, prêmio ou outra vantagem para induzir a conduta de seus PARCEIROS, empregados ou USUÁRIOS DA COMUNIDADE.

 

4. REGRAS DE CONDUTA

4.1. Todos os USUÁRIOS DA COMUNIDADE, empregados ou outros PARCEIROS membros e ou associados da COMUNIDADE têm a garantia de que suas informações serão tratadas com base exclusivamente em critérios técnicos e profissionais, não havendo interferência ou julgamento sob qualquer aspecto que possa caracterizar privilégio ou discriminação.

4.2. A escolha e divulgação das informações serão baseadas em critérios técnicos, profissionais, imparciais e de acordo com as posições e situações de mercado existentes, sendo o titular da informação único responsável pelas consequências advindas de sua publicação.

4.3. Aos USUÁRIOS DA COMUNIDADE não será permitido:

(i) Aceitar benefício pessoal, como pagamento em dinheiro ou mercadoria, viagem, almoço, jantar ou qualquer vantagem advinda de relacionamento com propósito escuso ou que possa gerar ônus ou onerar de alguma forma outros terceiros também envolvidos;
(ii) Havendo possibilidade de contratação de pessoal ou contratação eventual de serviços entre USUÁRIOS DA COMUNIDADE estas deverão pautar-se desde o início na mais transparente e aberta negociação, comunicando-se os superiores hierárquicos imediatos, não se traduzindo tal contratação em benefício pessoal, como pagamento em dinheiro ou mercadoria, viagem, almoço, jantar ou qualquer vantagem advinda de relacionamento com a COMUNIDADE;

 

4.4. USUÁRIOS DA COMUNIDADE TRADERSCLUB devem adotar as seguintes práticas no relacionamento entre si:

(i) Comunicar-se sempre com eficiência, respeito e cortesia, buscando trocar informações adequadas às suas necessidades e possibilidades, quando e se possível;
(ii) Fornecer aos USUÁRIOS DA COMUNIDADE informações claras, precisas e adequadas, alertando-os sobre os riscos inerentes a cada tipo de operação em discussão, objeto dos serviços;
(iii) Manter sigilo sobre quaisquer informações recebidas ou que venham a tomar conhecimento em razão do cargo exercido;
(iv) Evitar situações de conflito de interesse;;
(v) Jamais favorecer um USUÁRIOS DA COMUNIDADE em detrimento de outro;

 

4.5. A TradersClub proíbe qualquer tipo de discriminação de seus USUÁRIOS DA COMUNIDADE, não admitindo nenhum tipo de manifestação de preconceito relativo à: cor, raça, sexo, idade, religião, ideologia política, preferência sexual, deficiência física (de qualquer ordem), seja em processos de recrutamento e seleção, treinamento, remuneração, promoção, transferência ou outro fator relacionado ao ambiente de trabalho. Incluem-se, ainda, como atos proibidos: o assédio sexual e o assédio moral.

4.6. Os USUÁRIOS DA COMUNIDADE que desrespeitarem os demais colaboradores, fornecedores e clientes da TRADERSCLUB através de ameaças, sejam elas de qualquer natureza, ou até mesmo e-mails desrespeitosos, são passíveis de advertência formal por parte da área responsável, suspensão de utilização e acesso de 1 a 3 dias ou ainda exclusão da COMUNIDADE, dependendo da gravidade do ato, sem prejuízo de responder criminal ou civilmente pelo ato praticado.

4.7. Descumprimento do normas e regras aqui expostas não são admitidas e nem toleradas pela TRADERSCLUB. Medidas disciplinares corretivas e punitivas serão aplicadas visando prevenir novas ocorrências e para garantir a integridade total dos USUÁRIOS DA COMUNIDADE. Tais medidas serão opinadas pelos Departamento Jurídico, Compliance, e Diretoria dependendo da gravidade das ocorrências.

 

5. ACESSO A FERRAMENTAS OU JANELA DE INFORMAÇÕES OU CHATS

5.1. O novo USUÁRIO ou PARCEIRO deve ser identificado no ato do acesso no website, sendo direcionado a plataforma de informações e inscrição.

5.2. Não será permitido o acesso ao site sem o devido cadastramento e inscrição, sendo de responsabilidade total do USUÁRIO ainda não admitido o fornecimento de todas as informações necessárias bem como pela veracidade das mesmas.

 

6. IMPRENSA

6.1. É vedado aos USUÁRIOS DA COMUNIDADE manifestar-se em nome ou por conta da TRADERSCLUB, por qualquer meio de comunicação, salvo sob expressa autorização da Diretoria para tal.

 

7. CONFLITO DE INTERESSES

7.1. Ao identificar uma situação de iminente conflito de interesses, os USUÁRIOS DA COMUNIDADE devem imediatamente manifestar o conflito ao superior imediato da área ou via e-mail conforme anteriormente informado. Adicionalmente, deve ausentar-se das discussões e não deve participar das decisões em que exista tal conflito.

 

8. CONCORRÊNCIA E LEI ANTITRUSTE

8.1. A TRADERSCLUB repudia qualquer prática que possa restringir o comércio ou a livre concorrência, em especial as práticas ilegais de formação de cartel, fraude a licitações ou abusos de poder. A TRADERSCLUB está totalmente comprometida com o cumprimento das leis de concorrência; com o envolvimento ativo e a cooperação com as autoridades da concorrência; e, principalmente, com o cumprimento das leis de concorrência contra terceiros que ajam de forma anticompetitiva.

8.2. Os USUÁRIOS DA COMUNIDADE devem informar a TRADERSCLUB, via e-mail disponibilizado e já informado anteriormente, caso venha a ter informação sobre infração desta lei ou abuso de poder ou ainda de conduta duvidosa.

 

9. IMAGEM

9.1. A imagem institucional da TRADERSCLUB é seu patrimônio mais importante, devendo ser construída e preservada permanentemente por todos. Qualquer ação ou atitude por parte dos USUÁRIOS DA COMUNIDADE, individual ou coletiva, que vier a prejudicar essa imagem é considerada falta grave, sendo passíveis de medidas judiciais pertinentes e cabíveis.

 

10. MARCA

10.1. Não é permitido o uso da marca ou logotipo (marcas registradas da TRADERSCLUB), bem como do papel timbrado e outros impressos, formulários e documentos oficiais, para finalidades particulares, nem tampouco é permitido usar o nome da TRADERSCLUB para qualquer finalidade pessoal.

 

11. VIGÊNCIA

11.1. Este CÓDIGO entrará em vigor na data de publicação do comunicado informando sobre o mesmo, ficando revogadas todas e quaisquer disposições em contrário.

 

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. Não é permitida a utilização do e-mail ou janelas de chats da TRADERSCLUB para envio de piadas, correntes, mensagens com teor ofensivo, racial, pornográfico, promoções pessoais e outros assuntos não relacionados às atividades da TRADERSCLUB.

12.2. Os USUÁRIOS DA COMUNIDADE devem zelar pela confidencialidade de quaisquer informações a que tiverem acesso, que tenham obtido ou tomado conhecimento em razão das atividades que desempenham ou desempenharam na TRADERSCLUB, por prazo indeterminado.

12.3. Não é permitido aos USUÁRIOS DA COMUNIDADE:

(i) Publicar comunicações comerciais não autorizadas pela Administradora;
(ii) Coletar conteúdos ou informações de outros usuários disponibilizados na Comunidade;
(iii) Carregar vírus ou outros códigos mal-intencionados, ou instalar qualquer vulnerabilidade em dispositivo alheio;
(iv) Solicitar informações de login ou acessar uma conta que pertença a outra pessoa;
(v) Invadir dispositivo informático alheio;
(vi) Intimidar, assediar ou ameaçar quaisquer USUÁRIOS DA COMUNIDADE;
(vii) Valer-se de INFORMAÇÕES disponibilizadas na COMUNIDADE para praticar qualquer ato ilegal;
(viii) Fornecer à ADMINISTRADORA ou aos USUÁRIOS qualquer informação pessoal falsa;
(ix) Compartilhar sua senha ou deixar outra pessoa acessar sua conta;
(x) Publicar na COMUNIDADE conteúdo ou nela praticar qualquer ato que infrinja ou viole os direitos de terceiros ou a lei;
(xi) Disfarçar ou ocultar o número de IP (internet protocolo) que identifica a conexão à internet;
(xii) Recomendar, indicar, induzir ou instigar a compra ou venda de ativos ou produtos negociados nos mercados financeiros e de capitais;
(xiii) Recomendar, indicar, induzir ou instigar a manutenção da posição (comprada ou vendida), atinente a ativos ou produtos negociados nos mercados financeiros e de capitais;
(xiv) Divulgar informação sigilosa e relevante a respeito de companhia listada em bolsa, a menos que ela já tenha sido divulgada ao público ou ao mercado;
(xv) Utilizar-se da COMUNIDADE para a criação de condições artificiais de demanda, oferta ou preço de valores mobiliários, para a manipulação de preço, para a realização de operações fraudulentas, ou para o uso de práticas não equitativas no mercado de capitais – tudo conforme definições estabelecidas na Instrução Normativa nº 8/79, da Comissão de Valores Mobiliários e nos termos da Lei nº 6.385/76.

 

13. TERMO DE CIÊNCIA, ACEITE E COMPROMISSO

13.1. Todos os USUÁRIOS DA COMUNIDADE que pretender interagir com a TRADERSCLUB declararam que leram, tiveram ciência, aderiram e concordaram com os termos e condições do presente TERMO E CÓDIGO, incluindo seus anexos, se houver, e de qualquer de suas alterações futuras, além de aceitar as disposições das políticas dos sites tradersclub.com.br e www.trad3.com.br, nos termos apresentados pela ADMINISTRADORA, clicando no “espaço/botão” virtual abaixo, sob pena de não serem admitidos na COMUNIDADE.

 

[    ] Eu, USUÁRIO DA COMUNIDADE, pretendo interagir com a TRADERSCLUB e, portanto, declaro que li, tive ciência, aderi e concordei com os termos e condições do presente TERMOCÓDIGO, incluindo seus anexos, se houver, e de qualquer de suas alterações futuras, além de aceitar as disposições das políticas dos sites www.tradersclub.com.br e www.trad3.com.br, nos termos apresentados pela ADMINISTRADORA.