TC Mover
Mover

Debate sobre capitalização pode atrasar votação da Previdência, avalia Volpon, do UBS

Postado por: TC Mover em 10/01/2019 às 14:40

Ainda que possa fazer sentido, a introdução do sistema de capitalização na proposta de reforma da Previdência traz um elemento novo ao debate e pode forçar um retorno da pauta às comissões congressuais, atrasando a votação do texto, segundo avaliação do economista-chefe do UBS no Brasil, Tony Volpon.

 

Para ele, não há opção senão caminhar, gradualmente, para um modelo de capitalização, a exemplo do Chile, diante do grande déficit primário do Brasil, corroído pelo sistema previdenciário corrente. No entanto, não está claro qual será o impacto político de um futuro plano de capitalização na proposta que vem sendo discutida desde 2016.

 

Possivelmente, isso acabaria “atrasando ou dificultando a aprovação da reforma da Previdência no Congresso”, diz Volpon em relatório a clientes nesta quinta-feira.

 

O sistema em vigor hoje é de repartição: benefícios dos aposentados são pagos com a arrecadação de contribuintes na ativa. Já na capitalização, cada trabalhador passa a ter uma conta, na qual forma uma poupança para quando se aposentar.

 

(Foto: Plenário da Câmara/Agência Brasil)

Mover Pro

Informação, análises e ideias de investimentos 24/7

Experimente 7 dias grátis